Formada na unidade do SENAI do Cabo de Santo Agostinho, a pernambucana técnica em Mecânica, competiu com mais 13 pessoas na modalidade 05 – Desenho Mecânico em CAD e quebrou um jejum de 15 anos do estado, no pódio dessa modalidade. A cor da medalha – ouro, prata ou bronze – será conhecida no dia 28 de setembro, em Brasília
Formada na unidade do SENAI do Cabo de Santo Agostinho, a técnica em Mecânica, Luana Catarina, já é medalhista da etapa nacional da WorldSkills Brasil 2025, a Olimpíada da Educação Profissional. A pernambucana competiu com mais 13 pessoas na modalidade 05 – Desenho Mecânico em CAD e quebrou um jejum de 15 anos do estado no pódio dessa modalidade. A cor da medalha – ouro, prata ou bronze – será conhecida no dia 28 de setembro, em Brasília.
“Foram dois anos de treinamento, foi puxado mas valeu muito a pena. Espero que essa modalidade cresça ainda mais em Pernambuco, porque vejo muito potencial nessa área de projetos”, disse a competidora.
O treinador de Luana, o docente Magdiel Silva, explicou que essa fase nacional também funciona como uma seletiva para o Mundial e, caso ela fique em primeiro lugar, vai competir com profissionais de outros países, na cidade de Xangai, na China, em setembro do próximo ano. “Essa etapa foi online e recebemos a notícia que ela ficou entre os três primeiros. Vamos para Brasília receber a medalha, mas só saberemos se foi primeiro, segundo ou terceiro lugar no momento da premiação”, explicou.
A WorldSkills é uma competição internacional voltada para jovens profissionais de diversas áreas técnicas e tecnológicas, o que ainda estejam em formação. A faixa etária vai de 17 a 22 anos (algumas ocupações recebem participantes de até 25 anos) e a disputa começa em etapas regionais. Luana foi a primeira colocada na sua modalidade em Pernambuco.








