MARÇO AMARELO: Mulheres participam do 1º Endo Encontro no Recife, dentro da programação do Mês de Conscientização da Endometriose

0
Foto: Divulgação

Evento aconteceu no auditório do Empresarial RioMar Trade Center

Na noite da última terça-feira ,29, o Centro de Endometriose e Histeroscopia de Pernambuco – CEHP, reuniu médicos especialistas em Endometriose que acolheu e orientou as mulheres presentes no auditório do Empresarial RioMar Trade Center, dentro da programação do Março Amarelo, Mês de Conscientização da Endometriose.

Foi a primeira edição do ENDO ENCONTRO RECIFE, aberto ao público, com inscrições prévias e capacidade limitada de público, seguindo todos os protocolos sanitários.   O evento promoveu uma mesa redonda, com presença de médicos de diversas áreas que cuidam a Endometriose que debateram sobre os cuidados com a doença, dos sintomas ao tratamento, passando pela prevenção, sobre a doença que atinge milhões de mulheres no Brasil e no mundo.

O evento começou com explanação de cada profissional e após as palestras dos médicos, foi aberto espaço para perguntas e dúvidas das participantes e das pessoas que acompanhavam pela internet (link da transmissão encontra-se no canal do CEHP no YouTube com o evento na integra).

O Médico Ginecologista e Cirurgião Dr. Neidson Menezes, que é Diretor Médico do CEHP, falou da complexidade para o tratamento da endometriose. “A proposta desse evento foi proporcionar uma oportunidade de encontro das pacientes portadoras de endometriose com a equipe de profissionais do CEHP. A endometriose é uma doença crônica inflamatória que traz muitas dúvidas para as pacientes, portanto a busca de informações é constante e a falta de assistência, principalmente da rede pública, é muito grande. Por isso oferecemos essas palestras de esclarecimento e conscientização sobre a importância da detecção precoce da endometriose profunda. É importante fazer um diagnóstico o mais breve possível para que se viabilize o tratamento” ressaltou o médico Dr Neidson Menezes.

O que é a Endometriose?

A Endometriose atinge milhões de mulheres no Brasil e no mundo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva, no Brasil, cerca de 6 milhões de mulheres têm a doença, cujo diagnóstico pode demorar até sete anos, entre o início dos sintomas e o diagnóstico. O cuidado individualizado para pacientes com dor na pelve deve incluir avaliação e plano de tratamentos multidisciplinares que se concentrem na limitação do risco da recorrência e na melhoria da qualidade de vida.

A doença é definida pela presença de glândulas e estroma endometrial fora da cavidade endometrial e na musculatura uterina. A aparência cirúrgica varia significativamente, desde bolhas superficiais a fibroses infiltradas.

Pode se manifestar incidentalmente em pacientes assintomáticas ou mais comumente em mulheres em idade reprodutiva que se queixam de dor pélvica crônica e/ou subfertilidade.

A endometriose e a infertilidade estão associadas em 50% dos casos, ou seja, 50% das mulheres com endometriose têm infertilidade e 50% dos casos de infertilidade feminina podem ter a endometriose como uma das principais causas. O CEHP conta com atendimento humanizado e acolhedor, ambientes confortáveis e modernos, com tecnologia de ponta, que promovem bem estar, com precisão no diagnóstico e eficácia no controle da patologia, promovendo assim, uma melhor qualidade de vida às pacientes.

SOBRE O CENTRO DE ENDOMETRIOSE DE PERNAMBUCO – PIONEIRISMO NO ESTADO

Pernambuco ganhou em 2019 o seu primeiro Centro de Endometriose e Histeroscopia, o CEHP, sob o comando do ginecologista Dr. Neidson Menezes, especialista em Ginecologia e Obstetrícia. O CEHP chegou com a proposta de atendimento e acolhimento diferenciado com equipe multidisciplinar para uma patologia complexa e de grande relevância para toda mulher portadora da Endometriose.  O Centro funciona no Empresarial RioMar Trade Center, Zona Sul do Recife.  “O CEHP representa um caráter pioneiro no Estado de Pernambuco por enfrentar a doença com acompanhamento personalizado, desde o diagnóstico até o tratamento clínico, cirúrgico, pós-cirúrgico e com terapias complementares. Uma iniciativa que já vem sendo construída há muitos anos. Vemos estudando e monitorando o quadro da Endometriose em vários estados do Sudeste e Nordeste. Infelizmente, existe hoje no mundo uma população de 200 milhões de mulheres portadoras de Endometriose. Pensar na patologia é um desafio nosso em Pernambuco e em todos os estados do país. Nosso grande desafio é restaurar a qualidade de vida dessas mulheres”.

De acordo com o médico, o CEHP disponibiliza serviços de ultrassonografia para mapeamento da endometriose profunda, além de um quadro composto de profissionais, entre eles ginecologistas, coloproctologistas, anestesistas, fisioterapeuta pélvico, nutricionista funcional, psicólogo especialista em dor, além de serviço de Nurse Care, com enfermagem personalizada.

O Centro de Endometriose e Histeroscopia de Pernambuco fica localizado na Torre 3 do Empresarial RioMar, localizado na Av. República do Líbano, 251 – Pina, Recife.

SERVIÇO:

Contatos do CEHP: (81) 3128.3899  OU  (81) 98189.3899
Endereço: O CEHP – Centro de Endometriose e Histeroscopia de Pernambuco fica localizado na Torre 3 do Empresarial RioMar, localizado na Av. República do Líbano, 251 – Pina, Recife.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here