A mobilização busca juntar recursos para levar adolescente indígena e educadora do MAC para representar o Brasil no 15º Encontro Internacional do MIDADE, na Costa do Marfim
O Movimento de Adolescentes e Crianças (MAC) está mobilizado para viabilizar a participação de uma adolescente e uma educadora brasileiras no 15º Encontro Internacional do Movimento Internacional de Apostolado das Crianças –MIDADE-, que acontecerá entre os dias 22 e 29 de julho de 2025, em Abidjan, na Costa do Marfim (África Central). O evento reunirá crianças e adolescentes de mais de 40 países para debater temas urgentes como justiça climática, imigração, saúde mental e planetária, numa perspectiva de protagonismo e escuta ativa das juventudes.
A adolescente Iasyara Ramos, da etnia potiguar, que participa do Movimento na Paraíba, será a representante do Brasil no evento. Membro atuante do MAC, ela vê na participação uma oportunidade de amplificar vozes silenciadas e partilhar experiências significativas. “Como adolescente, é de grande importância representar as crianças que fazem parte dessa grande família. Será uma experiência enriquecedora, onde poderemos ser protagonistas buscando melhorias em um mundo em transformação. Contamos com o apoio de todos para tornar isso possível”, afirma Iasyara.
Ao lado de Iasyara, estará a educadora popular Márcia, integrante do MAC e profunda conhecedora da trajetória do movimento. Para ela, o encontro mundial é uma oportunidade rara de dar visibilidade ao olhar crítico e transformador das infâncias brasileiras. “O MAC existe há mais de 50 anos, transformando vidas, despertando sonhos e formando cidadãos conscientes. Ao longo dessa história, temos sido uma voz ativa na luta pelos direitos das crianças e adolescentes. Esse evento não é apenas uma viagem: é uma chance de levar ao mundo o olhar sensível e comprometido de nossas juventudes. Precisamos da sua ajuda para viabilizar essa missão”, reforça.
A campanha de arrecadação busca recursos para cobrir os custos com passagens aéreas e estadia em Abidjan. As contribuições podem ser feitas via Pix pela chave: 15eimidaden@mac.org.br. Toda doação, independentemente do valor, é bem-vinda. “Se você acredita na força das juventudes e na construção de um mundo mais justo e solidário, junte-se a nós. Com sua ajuda, podemos levar a esperança e a voz das nossas crianças e adolescentes para o mundo”, conclui Márcia.
Para saber mais sobre o movimento e a campanha, os interessados podem acessar ao link
Sobre o MAC: Fundado em 1968 por inspiração de Dom Helder Câmara e Dom Lamartine, o MAC surgiu durante a ditadura militar, apostando na formação de base de crianças e adolescentes como sujeitos de direitos. Hoje, o movimento está presente em cinco estados do Brasil, reunindo cerca de mil crianças e adolescentes em atividades de arte, cultura, cidadania, saúde, agroecologia e participação política.