O “Corta Pipa PE”, que conta com o apoio do Detran, será realizado das 8h às 12h, no terreno da antiga Fábrica Tacaruna
Uma ação educativa para alertar sobre o perigo das linhas de pipa com cerol e do tipo chilena será realizada neste sábado (30) pela Associação dos Motofretistas com Aplicativos em Pernambuco (Amap-PE), em parceria com o Programa Moto Amiga. O “Corta Pipa PE”, que conta com o apoio do Detran, será realizado das 8h às 12h, no terreno da antiga Fábrica Tacaruna, e terá exibição de vídeos e distribuição de brindes. Proibido pela legislação, o uso de cerol e da linha tipo chilena pode causar cortes profundos e morte.
A ação alerta para a necessidade de os motociclistas usarem antena corta pipa, equipamento que fica na frente da moto e ajuda a tirar linhas do caminho do piloto. “Os motociclistas que assistirem a dois vídeos educativos, com duração total de cinco minutos, vão ganhar brindes”, explica Rodrigo Lopes, presidente da Amap-PE. O vídeo será exibido no Caminhão da Turma do Fom Fom, do Detran, para grupos de 15 pessoas por sessão.
O uso do cerol (mistura de cola e pedaços de vidro) é proibido por lei estadual, sancionada em janeiro de 2001. A linha chilena, também proibida por lei, é ainda mais perigosa. Feita industrialmente, ela adiciona pó de quartzo e óxido de alumínio, o que reforça seu caráter cortante. Segundo o Detran, a utilização da antena corta pipa é obrigatória somente para motos com placas vermelhas (motofretes ou mototáxis).
O programa Moto Amiga, que desenvolve ações preventivas para evitar acidentes com motos, participa da blitz educativa através da concessionária Honda Motoparts que doou antenas corta pipa. O Moto Amiga é coordenado pela Assohonda (Associação Brasileira de Distribuidores Honda), através da NOA Nordeste II, Núcleo Operacional Assohonda, que atua nos estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba.