Atualmente o Quilombo das Onze Negras é um dos dois quilombos existentes na Região Metropolitana do Recife, junto com o Xambá, em Olinda. Estima-se que cerca de 480 famílias vivam no local
No mês da Consciência Negra, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) organizou uma programação diferente para as 380 crianças e adolescentes. Entre os dias 8 e 24 de novembro, eles irão conhecer o Quilombo Onze Negras, no Engenho Trapiche.
Todos os dias terão visitantes de locais diferentes do município para oficinas de aprendizado. As crianças e adolescentes moradores da comunidade Quilombola irão apresentar a história do local. Ao fim, para marcar o momento, eles irão construir a pulseira das onze fitas, com cores que representam os seus sentimentos naquela vivência.
Irão participar deste intercâmbio crianças e adolescentes das comunidades: de Utinga de Cima, Gaibu, Juçaral, Potozi, Charnequinha, Charneca, Ponte dos Carvalhos, Arariba da Pedra, Tapugi de Baixo, Arariba de Baixo e Roças Velhas. “Se olharmos a história do povo negro pela ótica deles, o quilombo era um local sagrado não apenas por questões religiosas, mas também como um símbolo forte da luta deles. A ideia é resgatar essa história do quilombo”, afirmou o coordenador do SCFV, João Batista.
Barbara Micaeli, de 17 anos, é moradora da comunidade e conta que não conhecia a fundo a história do local. Ela disse que, junto com seus colegas, pesquisou sobre e leu até o livro sobre a Onze Negras. “É muito bom conhecer mais sobre onde moro e saber sobre antigamente, meus descendentes. Aqui é um dos únicos quilombos que tem em Pernambuco. Na minha escola sempre que falo que moro aqui o povo pergunta como é, agora vou poder explicar a nossa história”.
O início do Quilombo Onze Negras aconteceu em meados de 1940, com a formação de uma pequena comunidade composta por negros remanescentes da escravidão no munícipio. Atualmente ele é um dos dois quilombos existentes na Região Metropolitana do Recife, junto com o Xambá, em Olinda. Estima-se que cerca de 480 famílias vivam no local hoje.
Programação:
08/11
Oficina de Maculelê
Visitantes: SCFV Utinga de Cima
09/11
Oficina Dança Afro
Visitantes: SCFV Gaibu
10/11
Oficina de Brincadeiras
Visitantes: SCFV Juçaral e Potozi
11/11
Apresentação de Ciranda
Visitantes: SCFV Charnequinha
16/11
Oficina de Capoeira
Visitantes: SCFV Charneca
17/11
Oficina Abaomy
Visitantes: SCFV Britão
18/11
Oficina de Colares
Visitantes: SCFV Ponte dos Carvalhos
19/11
Contação de História
Visitantes: SCFV Arariba da Pedra
22/11
Oficina de Afoxé
Visitantes: SCFV Tapugi de Baixo
23/11
Jornal Comunitário
Visitantes: SCFV Arariba de Baixo
24/11
Apresentação da Orquestra e Percussão com cano
Visitantes: SCFV Roças Velhas