Tema do encontro foi a carta encaminhada pelo Fórum dos Governadores do Brasil ao presidente americano Joe Biden, propondo ações conjuntas de preservação climática e redução de desigualdades
Como representante dos governadores nordestinos, Paulo Câmara participou, nesta terça-feira (20.04), de reunião online do Fórum de Governadores do Brasil com o embaixador dos Estados Unidos no País, Todd Chapman. O grupo entregou uma carta manifestando interesse em desenvolver ações conjuntas, como a de impulsionar a busca pelo equilíbrio climático, a redução de desigualdades, o desenvolvimento de cadeias econômicas verdes, além de um maior esforço na construção de uma sociedade mais saudável e resiliente a pandemias. O documento deverá ser apresentado ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante a Cúpula dos Líderes Climáticos, nesta quinta-feira (22.04).
“Todos nós governadores, que assinamos a carta, temos compromissos com essa atuação sustentável e temos planos estaduais visando as mudanças climáticas. O Nordeste brasileiro tem um grande potencial, principalmente para as energias renováveis, tanto solar como eólica. No caso de Pernambuco, temos ações importantes em andamento, como o Programa Plástico Zero em Fernando de Noronha”, afirmou Paulo Câmara.
A carta, assinada por 24 governadores, defende que uma parceria com os Estados Unidos pode gerar maior capacidade técnica e somar investimentos para garantir ações descentralizadas, possibilitando a proteção de biomas nativos, a restauração de áreas degradadas e também a incorporação de diversas cadeias de baixas emissões, integrando a economia dos dois países em eixos como bioenergia, agricultura de baixo carbono e energias renováveis.
O embaixador Todd Chapman disse considerar positiva a busca de novas maneiras de trabalhar. “Vemos esse desafio como uma grande oportunidade econômica, porque o Brasil realmente pode ser uma superpotência mundial na área do meio ambiente. Então, vamos trabalhar juntos nisso”, observou.
Cerca de 20 governadores participaram da reunião com o embaixador. Além de Paulo Câmara, que representou o Nordeste, atuaram como porta-vozes no encontro os governadores Renato Casagrande (ES), pelos Estados do Sul e Sudeste; Mauro Mendes (MT), em nome dos Estados do Centro-Oeste; e Helder Barbalho (PA), representando os Estados da Região Norte do País.