O prefeito de itapissuma, Zé de Irmã Têca, afirmou que por hora não irá decretar estado de emergência, tendo em vista que a situação está sob controle
Desde as primeiras horas da manhã as equipes da prefeitura de Itapissuma estiveram mobilizadas para auxiliar as pessoas que foram atingidas pelas chuvas e pelo aumento do nível do Rio do Cloro nas imediações das ruas “i” e “t” no distrito de Botafogo.
Sem contabilizar vítimas fatais nem feridos, os moradores estão sendo acolhidos pelo poder executivo, no prédio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, em Botafogo – SCFV.
Segundo a assistente social, Joelma Alves “a acolhida às famílias e primeira escuta foi realizada com o intuito de balizar as primeiras ações efetivas. A secretaria de assistência social estará disponibilizando o benefício eventual (auxílio moradia e cesta básica, para as famílias em situação de vulnerabilidade social). O alojamento para os desabrigados também foi instituído no prédio do SCFV.
Cerca de 15 famílias da rua “i” precisaram sair de suas residências, em decorrência das águas. Na rua “T” 05 famílias precisaram sair de suas casas e foram acolhidas no SCFV, onde puderam receber todo o suporte necessário.
O trabalho das equipes continuam e a Secretaria de Assistência Social lançou uma campanha de arrecadação de donativos com ponto de recebimento situado à Rua Manoel Lourenço, nº 201, Centro, Itapissuma/PE, CEP 53700-000 que funcionará 24h.
O prefeito de itapissuma, Zé de Irmã Têca, afirmou que por hora não irá decretar estado de emergência, tendo em vista que a situação está sob controle, toda assistência está sendo dada e ele destacou equipes de várias secretarias para atender as famílias que precisem da intervenção do poder público municipal. Itapissuma registrou nas últimas horas, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas – APAC, um volume pluviométrico de 310mm, o maior volume do estado nessa faixa de tempo.