Publicação reúne termos, expressões, frases e situações que expressam o preconceito contra a pessoa idosa
No dia Dia Mundial dos Direitos Humanos, comemorado nesta sexta-feira (10), a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, por meio da Gerência da Pessoa Idosa, participou do lançamento do Glossário Coletivo de Enfrentamento ao Idadismo, que aconteceu de forma virtual. A publicação reúne termos, expressões, frases e situações que expressam o idadismo, preconceito contra a pessoa idosa.
A iniciativa foi idealizada pela Longevida Assessoria em Envelhecimento, sob a coordenação geral de Sandra Gomes. O Glossário Coletivo foi produzido em parceria com a Prefeitura do Recife, por meio da Gerência da Pessoa Idosa; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Grande Conselho Municipal do Idoso de São Paulo; Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos de São Paulo por meio da Coordenação de Direitos da Pessoa Idosa e Departamento de Educação em Direitos Humanos; Casa Vovó Bibia de Apoio à Família, também de Recife (PE) e o Movimento Atualiza do Estado de São Paulo.
De acordo com a gerente da Pessoa Idosa do Recife, Cacilda Medeiros, o preconceito à idade traz sérias consequências como isolamento social, incapacidade física, depressão, solidão, demência e perda de autoestima. “A proposta do Glossário é acompanhar, ao longo dos anos, expressões idadistas em diferentes regiões do país e usar esta ferramenta educativa para sensibilizar a sociedade para as possíveis mudanças no comportamento linguístico frente à população idosa”, ressalta Cacilda
Segue o acesso ao Glossário –