A festa reúne os Trabalhadores em Condomínio para juntos festejar os “26 anos do Bloco Porteiro em Folia” que homenageia a categoria
O Bloco Porteiro em Folia, uma das troças carnavalescas de Olinda mais animadas do carnaval pernambucano, comemora seus 26 anos com festa neste domingo (23), a partir das 11h. Neste ano, o grande homenageado é o Mestre Viola Luz que além de olindense de corpo e alma, o artista é cantor, compositor e percussionista.
O evento da agremiação Porteiro em Folia acontece na Sede do Cariri Olidense, que fica localizado na Rua Cândida Luísa – Guadalupe – Olinda e promete agitar os foliões que poderão desfrutar de uma experiência única e marcante que tomará as principais ruas de Olinda, com seu desfile e uma roupa nova confeccionada pelo Beto Costureiro, que sempre teve o desejo costurar as roupas do Porteiro em Folia, deixando sua marca e característica.
Entre as atrações que farão a festa neste ano estão: DJ Thiago, Ailton Vitoria, Grupo Rayzes, Grupo Efervescente, com participação de Dam Gomes. Na ocasião, o boneco Porteiro em Folia toma as principais ruas de Olinda, com o desfile.
Para o presidente do Bloco, Adilson Porteiro, gratidão e alegria representam o momento de sucesso do bloco. “A expectativa é muita para rever os amigos e a todos que, ao longo desses 26 anos, estão juntos conosco. Mais uma vez, o Clube Cariri, um clube centenário que completou 104 anos de existência, abre sua sede para que nós possamos realizar a nossa festa e podemos nos concentrar com muito samba, muito pagode e muita cultura, onde vamos homenagear o mestre Viola”, afirmou Adilson.
O Bloco conta ainda com o apoio do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Condomínio SIEEC-PE e Vereador do Recife, Rinaldo Junior, que sempre esteve ao lado desse bloco por entender a importância da classe de trabalhadores em condomínio.
Os ingressos custam R$100,00 (camisa + OPEN BAR) e podem ser adquiridas através do telefone/WhatsApp: (81) 98228-2907 – Adilson Porteiro.
Sobre Mestre Viola Luz
Mestre Viola Luz nasceu em 15 de maio de 1967. Olindense de corpo e alma é cantor, compositor e percussionista. Tem suas raízes fincadas na Barreira do Rosário, onde foi criado, transitando por entre os terreiros da cultura popular de sua terra natal.
Desde menino se envolveu com as brincadeiras e folguedos locais, incluindo o carnaval. Mestre do coco de roda tem sua batida inspirada, principalmente, em Mestre Dédo, grande zabumbeiro do Amaro Branco (em memória), Dona Selma, Aurinha do Coco, Dona Glorinha do Coco, Mestre Ferrugem, Pombo Roxo, Ana Lúcia, Cila do Coco, Filhas de Baracho e Lia de Itamaracá, além do Coco do Amaro Branco, criado por ele e Isa Melo no ano de 2004.
Naná Vasconcelos, Zoca Madureira e Erasto Vasconcelos também estão presentes na trajetória do Mestre que ampliou suas fronteiras e disseminou o coco olindense pelo mundo, passando por Argentina, Bélgica, Portugal, Estados Unidos e Cuba.
Carismático como ele, já foi contemplado com vários prêmios culturais, como o Prêmio Ariano Suassuna 2024, Prêmio Mestre de Salvaguarda das Culturas Populares pela Lei Aldir Blanc 2020, Pnab 2024 e Lei Paulo Gustavo 2023 e o Título Memória Viva de Olinda, conquistado através da Lei Aldir Blanc do município.
Mestre Viola Luz é um grande artista da cidade que é Patrimônio Cultural da Humanidade! Dessa forma, O Cariri Olindense, presta-lhe essa homenagem, por toda sua contribuição cultural e divulgação da nossa cidade.
Porteiro em Folia e sua História
O Bloco Porteiro em Folia foi fundado no dia 7 de fevereiro de 1999, quando amigos que trabalhavam com a mesma escala e suas esposas tinham a tradição de comemorar o Carnaval juntos, decidiram investir na ideia. “Já o nome do Bloco surgiu a partir do companheiro Fábio Silva, que gritou “Porteiro em Folia” no meio da multidão e a ideia foi aceita pelo grupo que começou a organização da agremiação. Logo após, a comissão procurou o presidente do sindicato dos trabalhadores, que na época era o SIEEC, Rinaldo Alves de Lima e como presente, foi confeccionado a primeira versão do boneco que representa o bloco.
Hoje, o Bloco está na segunda versão e é uma das mais tradicionais agremiações carnavalescas da cidade de Olinda, uma instituição que representa a categoria desses trabalhadores.
SERVIÇO:
Evento: Bloco “Porteiro em Folia” acontece neste domingo (23) com festa pelos 26 anos da agremiação
Quando: Domingo, 23 de fevereiro de 2025
Onde: Sede do Cariri Olidense – Rua Cândida Luísa – Guadalupe – Olinda
Horário: 11h
Ingressos + open bar: R$ 100,00
Informações: (81) 98228-2907 – Adilson Porteiro – Presidente do Bloco