“Programa Engenhos de Cara Nova garantirá direito de ir e vir dos moradores da área rural do Cabo”, diz Professor Arimatéia (PT), no lançamento

0

Para o vice-prefeito a área rural do Cabo vinha abandonada pelos últimos governos e sofreu ainda mais nos anos de pandemia, e logo em seguida, com as fortes chuvas experimentadas nos invernos passados

O Programa ‘Engenhos de Cara Nova’ foi lançado nesta sexta-feira (06/10), no Cabo de Santo Agostinho, na presença de representantes de movimentos sociais ligados ao campo, lideranças populares, vereadores, gestores e autoridades municipais e estadual. O programa sinaliza o início de ações permanentes de melhorias nas estradas vicinais do município, que passarão a contar, a partir daí, com uma estrutura de máquinas disponibilizadas pela Secretaria Executiva de Agricultura.

Para o vice-prefeito Professor Arimatéia (PT), a área rural do Cabo vinha abandonada pelos últimos governos e sofreu ainda mais nos anos de pandemia, e logo em seguida, com as fortes chuvas experimentadas nos invernos passados. “A nossa gestão retoma esse trabalho agora como algo efetivo, permanente, para melhorar sobretudo o acesso, e fazer valer o direito de ir e vir, o que é mais importante para aquelas comunidades que moram em localidade de difícil acesso”, explica.

Segundo ele, essa é uma ação que vai melhorar tanto a locomoção quanto o escoamento da produção rural. “Algo fundamental de um governo que pensa como o Presidente Lula, atendendo àqueles que mais precisam, que mais têm dificuldade, aqueles na verdade que devem ser o foco de uma gestão comprometida com a população mais necessitada”, sinaliza.

Inicialmente o programa oferece uma patrulha mecanizada com motoniveladora, retroescavadeira, rolo compactador, escavadeira e quatro caçambas só para a área rural. De acordo com Arimatéia, a dificuldade dos acessos é hoje que o Município tem de mais depois das chuvas, “principalmente quando consideramos que temos uma zona rural muito extensa”, reforça. “O programa beneficiará enormemente os moradores, tanto para chegar até o comércio para adquirir produtos, como para o lazer ou atividades de trabalho, como para aqueles que moram lá e que produzem para poder trazer a sua produção”, elenca.

O secretário responsável pelo programa, o engenheiro agrônomo Adailton Melo, acrescenta que o intuito é beneficiar toda a população da área rural, começando pelos engenhos Utinga e Sabiá, onde a produção rural a produção é forte. “Vamos iniciar com o nivelamento da estrada, colocando piçarros nos pontos críticos e fazendo drenagem e passagem molhada, depois o trabalho continua nas outras comunidades da zona rural”, ressalta.

O ato de lançamento contou com a presença das associações rurais, sindicatos da agricultura familiar, MST e MLST, com os quais a Prefeitura vem se reunindo e dialogando, segundo o secretário. “Estamos num processo de escuta constante, dialogando com o conselho municipal de desenvolvimento rural sustentável, associações dos agricultores e sindicato da agricultura familiar, para construirmos juntos as políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, ouvindo as demandas para atender da melhor forma possível”, arremata.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here