Observações clínicas detectaram mudanças comportamentais drásticas e um alto nível de satisfação em pacientes que realizaram o transplante capilar.
O impacto psicológico da calvície em homens e mulheres sempre foi objeto de estudos, e a associação entre estresse emocional e calvície são conhecidas pelos profissionais da área há muito tempo, homens e mulheres que tem tendência a depressão possuem uma incidência maior de calvície que os não calvos.
Já foi constatado que a calvície afeta drasticamente a autoestima e a autoimagem, além de pesquisas comprovarem que a calvície pode afetar a vida sexual de alguns homens, além da projeção e estabilidade profissionais. Observações clínicas detectaram mudanças comportamentais drásticas e um alto nível de satisfação em pacientes que realizaram o transplante capilar.
Um estudo conduzido por Parsa Mohebi e Willian Rassman, cirurgiões de transplante Capilar, avaliou 37 pacientes que realizaram transplante capilar e avaliaram 8 critérios que em todos os casos demonstraram um aumento significante em todos os critérios:
- Felicidade
- Nível de Energia
- Juventude
- Diminuição da ansiedade
- Autoconfiança
- Perspectiva de futuro
- Vida sexual
- Carreira
Pacientes que tinham um grau de calvície moderado tiveram uma mudança muito grande na vida sexual e no ascensão profissional, em relação àqueles com um grau de calvície mais avançado, essa mudança não teve relação com a idade. Pacientes até os 40 anos tiveram um aumento maior nos 8 critérios do que pacientes acima de 40 anos, embora em ambos o aumento tenha sido muito importante.
A conclusão do estudo é que o transplante capilar pode afetar muitos aspectos na vida do paciente e pode potencialmente reverter problemas psicossociais associados à calvície. Pacientes que começaram a ficar calvos mais jovens ficaram mais suscetíveis aos efeitos psicológicos da calvície e se beneficiaram mais do transplante capilar, tendo revertido os aspectos negativos que apresentavam.
Dr. Thiago Bianco, médico expert em transplantes capilares – considerado um dos pioneiros a realizar a técnica de implante microfolicular guiado por vídeo. Dr. Thiago Bianco foi graduado em Medicina em 2006, e especializou-se em cirurgia geral e trauma, além de direcionar sua carreira para a área de implante capilar. Membro titular da ISHRS (International Society of Hair Restoration Surgery), atualmente realiza um trabalho pioneiro com as técnicas de FUT (Follicular Unit Transplant) e FUE (Follicular Unit Extraction) para o transplante capilar de barba e de sobrancelha. Site: https://www.thiagobianco.com.br