O feriado prolongado da Páscoa está chegando, e muitos pernambucanos se preparam para pegar a estrada, e, é preciso tomar uma série de cuidados com o veículo para que o percurso não tenha contratempos
Em primeiro lugar, a revisão do carro precisa estar em dia, de acordo com o docente de Manutenção Automotiva do SENAI-PE, Edelson Alexandre. “O intervalo de tempo para a revisão periódica do veículo pode variar dependendo do modelo do carro, da marca e das recomendações do fabricante. No entanto, geralmente é recomendado realizar a revisão a cada seis meses ou a cada dez mil a 15 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro. É importante verificar o manual do proprietário do veículo para obter orientações específicas sobre o intervalo de manutenção recomendado”.
Ainda segundo Edelson, é muito comum que os motoristas negligenciem a revisão de certos componentes do carro. “Muita gente não dá atenção ao estado dos pneus, que podem estar deformados, descalibrados, carecas e, com isso, terem grave risco de murchar ou estourar. O mesmo pode acontecer com o pneu reserva, muitas vezes deixado de lado. Para solucionar esse problema, é preciso substituir os pneus e realizar alinhamento e balanceamento”.
Se o motorista levar animais ou crianças no veículo, é preciso tomar precauções adicionais relacionadas à segurança. “Antes de iniciar a viagem, verifique se os assentos de segurança estão corretamente instalados e se as correias estão devidamente ajustadas. Mantenha os animais de estimação contidos em uma caixa de transporte segura, presos com um cinto de segurança específico para animais ou usando uma grade de proteção para separá-los do resto do veículo. Nunca deixe animais sozinhos no carro, especialmente em dias quentes”, explica o docente do SENAI Pernambuco.
Confira mais dicas para fazer uma viagem segura e tranquila:
– Verifique o nível de óleo do motor, líquido de arrefecimento, fluido de freio, fluido da direção hidráulica e fluido de transmissão, se aplicável. Reabasteça ou troque conforme necessário.
– Verifique o desgaste das pastilhas de freio e o nível do fluido de freio.
– Verifique a condição da bateria e seus terminais, garantindo que estejam limpos e bem conectados.
– Verifique todas as luzes externas, incluindo faróis, lanternas, luzes de freio e luzes de sinalização, para garantir que estejam funcionando corretamente.
– Verifique visualmente se há sinais de danos ou desgaste nos componentes da suspensão.
– Verifique a condição das escovas do limpador de para-brisa e substitua se estiverem desgastadas.