Apoiado pela Prefeitura municipal, evento realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, ocorrerá das 8h às 12h, no Compaz Governador Miguel Arraes, na Madalena
Às vésperas do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o Recife sedia mais uma edição do Festival Paralímpico, neste sábado (20). O evento, que promove a experimentação de modalidades esportivas de forma lúdica e inclusiva para crianças com e sem deficiência, será realizado no Compaz Governador Miguel Arraes, na Madalena, das 8h às 12h. Com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, o festival reunirá mais de 200 participantes.
Durante o festival, que é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), os participantes poderão conhecer e praticar provas de atletismo, bocha e goalball. A manhã de imersão será supervisionada por professores do Centro de Referência Paralímpico do Recife e do CPB.
Recife é a única cidade pernambucana a receber a edição do festival, que é realizado desde 2018. As atividades vão ocorrer simultaneamente em 105 sedes, espalhadas por todo o Brasil. O intuito da ação é promover o paradesporto e fomentar a prática de atividade física.
CENTRO DE REFERÊNCIA PARALÍMPICO — Desde 2022, a capital pernambucana possui o Centro de Referência Paralímpico, fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, e o Comitê Paralímpico Brasileiro. O projeto oferece iniciação esportiva e alto rendimento para crianças e adolescentes com deficiência do Recife.
As modalidades disponíveis são atletismo, bocha, goalball, rugby em cadeira de rodas, parabadminton e natação. Todas as atividades são desenvolvidas na Universidade Federal de Pernambuco.