Vereador iniciou série de fiscalizações e já constata: “unidades estão abandonadas”
O vereador e vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Recife, Tadeu Calheiros (Podemos), vai apresentar uma série de requerimentos na Casa de José Mariano solicitando melhorias – em caráter de urgência – nas unidades do Programa Academia da Cidade. O parlamentar fiscalizou, junto à Associação dos Profissionais de Educação Física de Pernambuco (Apef-PE), três polos do projeto – localizados na comunidade do Cavouco; na Praça do Salgueiro e na Praça de Jardim São Paulo. Em todas eles foram identificados problemas sérios, como episódios de insegurança e violência; sujeira; pichação, mofo, infiltrações, esgoto a céu aberto; reservatório de água vazando há meses, além de materiais sucateados ou inapropriados para a prática de atividades – como colchões tipo hospitalares, sem a densidade adequada.
“Um cenário de descaso com a saúde pública do Recife, as unidades estão abandonadas. Os profissionais estão expostos ao trabalho em locais com sérios problemas – o que prejudica e muito a qualidade do serviço que é prestado à população. Isso sem falar que os polos – muitas vezes – acabam servindo de abrigo para pessoas em situação de rua, o que escancara a grave situação social vivida pela capital pernambucana”, enfatiza Calheiros.
De acordo com o vereador, uma série de requerimentos foram protocolados nesta quarta-feira (15/03), na Câmara do Recife. Os pedidos são para ações urgentes de limpeza, manutenção, aquisição de materiais adequados e climatização das salas as quais os profissionais atuam.
“A Educação Física é um instrumento fundamental para a promoção à saúde – que deve ser vista de forma holística. Por isso, precisamos de mais respeito e investimentos neste setor. Dentro disso, é fundamental destacar que é necessário ampliar o quadro de profissionais, convocando novos profissionais para a rede municipal. Vamos intensificar a luta e o diálogo para avançar nestes problemas”, pontua Calheiros.
O Programa Academia da Cidade conta, hoje, com 26 unidade e potencial para acolher mais de 40 mil pessoas. O parlamentar já tem um cronograma de vistorias definido e pretende apresentar todas essas informações coletadas também à Prefeitura do Recife para garantir os ajustes necessários.