
A disputa do Concurso aconteceu nesta sexta-feira (30/01) no Pátio de São Pedro. Dentre os jurados estava o bailarino e coreógrafo, José Carlos Arandiba, o Zebrinha
Não tem mais mistério. Amanda Lira e Valter Ferreira são o novo casal real do Carnaval do Recife 2026. A disputa aconteceu na passarela do Pátio de São Pedro na noite da sexta-feira (30/01).Como reza a tradição, os vencedores foram coroados para uma intensa e rica agenda até a Quarta de Cinzas e permanecem no posto da alegria até o próximo Carnaval. Cada um receberá a premiação de R$ 30 mil e a missão de representar o Carnaval do Recife em eventos diversos numa agenda intensa durante o ciclo momesco.
Vossa Majestade, a Rainha do Carnaval do Recife 2026, Amanda Lira, vem do bairro do Pina, tem 29 anos e vive a cultura popular há duas décadas. “A emoção consome meu corpo nesse momento. É um sonho realizado e eu vou fazer jus a este reinado”, disse a rainha.
Valter Ferreira é o novo Rei Momo do Carnaval do Recife. Aos 43 anos de idade, o dançarino de arte popular esbanjou energia numa performance que arrancou aplausos e gritos de animação da plateia atenta. “Esse será um reinado de luz, esperança e de muita alegria. Eu estou muito emocionado”, disse o monarca.
Ao posto de vossas majestades disputaram a coroa 18 homens e 15 mulheres. Os concorrentes desfilaram em grupo dentro de suas categorias e, em seguida, individualmente ao som da Orquestra Popular do Recife, regida pelo Maestro Ademir Araújo.
Dentre os sete nomes que compuseram a banca de jurados esteve o bailarino e coreógrafo José Carlos Arandiba, conhecido como Zebrinha. Ao lado dele tiveram a missão de eleger o par que forma a nova realeza do Carnaval do Recife a secretária de Cultura do Recife, Milu Megale; o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Marcelo Canuto; Carmem Virgínia, uma das homenageadas do Carnaval do Recife 2026; Marco Aurélio, secretário de Direitos Humanos e Juventude; Romildo Alves, estilista e designer de moda; e o carnavalesco Pai Messias de Ogum.
Domínio das técnicas do frevo, desenvoltura, elegância, alegria e simpatia foram avaliados. Mas o frevo no pé era o quesito de destaque. A missão agora é reinar na festa mais animada e esperada do Brasil. Evoé e vida longa ao casal momesco.







