Para o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, a sociedade precisa reagir contra os cortes orçamentários
Reitores de universidades e institutos federais de Pernambuco se reuniram ontem (13), no Campus Recife da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com deputados da bancada estadual em Brasília para discutir o bloqueio de 30% no orçamento de custeio e investimento das instituições, efetuado pelo Ministério da Educação. Os dirigentes também estão solicitando aos parlamentares a inclusão de emendas ao orçamento para conseguir R$ 40 milhões para as instituições.
O reitor Anísio Brasileiro destacou o apoio dos deputados para reverter o bloqueio nos recursos. “Sabemos que temos que constituir uma grande frente em defesa de políticas públicas para a educação, integrando educação básica e superior”, afirmou.
Para o reitor, a sociedade precisa reagir contra os cortes orçamentários. “Eles inviabilizam a missão da Universidade de formar bem seus estudantes com ética e competência para a sua vida profissional”, alertou. Anísio disse que as emendas podem ser fundamentais para a sobrevivência das instituições e, ao mesmo tempo, apostou na reversão do bloqueio por conta da “intensa mobilização da sociedade”.
O encontro articulado pela reitora da UFRPE, Maria José de Sena, contou com participação do reitor Anísio Brasileiro e das reitoras do IFPE, Anália Ribeiro, e do IF-Sertão, Leopoldina Veras. Os deputados presentes foram Wolney Queiroz, Túlio Gadêlha, João Campos, Marília Arraes, Danilo Cabral, Raul Henry e Carlos Veras.