Samba de Coco Cachoeira da Onça, encerra turnê “Um Coco Arrochado”, na Casa da Rabeca neste 25/12

0
Foto: Quell Lima

Grupo natural de Custódia (PE) e liderado por Mestra Joana da Silva já passou por Arcoverde e Caruaru com a turnê de estréia do grupo. O show começa às 20h, é gratuito, e conta com incentivo da PNAB Pernambuco

Prepare a sandália pra pisar um coco arrochado: nesta quinta, 25/12, a partir das 20h, o grupo de Samba de Coco Cachoeira da Onça chegará à Região Metropolitana do Recife com a última etapa da turnê “Um Coco Arrochado”, com apresentação gratuita dentro da programação do 30º Encontro de Cavalos Marinhos da Casa da Rabeca (R. Curupira, 340 – Tabajara, Olinda-PE).

O show contará com intérprete de libras e terá mais de 20 canções clássicas do Coco Pernambucano, como “Celina” e “Vaca Mansinha”, além de canções autorais como “Vamos Sambar” e “Vassoura”.

“Fico feliz em tocar na capital, é sinal que o povo gosta da gente”, reflete Mestra Joana, que lidera o folguedo desde que se entende por gente – Joana tem 75 anos. “Esperamos muito por esse momento e estamos empolgados demais em se apresentar nesse templo da cultura que é a Rabeca”, explica Márcio José, filho de Joana e um dos líderes do samba.

Com incentivo da PNAB Pernambuco, através da Secretaria de Cultura, Governo de Pernambuco, Ministério da Cultura e Governo Federal, a turnê conta com 45 minutos de duração e cerca de 15 sambadores dançando em roda junto ao público – todos podem entrar na roda.

A produção executiva é do jornalista e produtor Leonardo Lemos, enquanto a direção de produção é de Isabella Lumara e a produção local é de Rafa Nascimento. “É um motivo de grande alegria apresentar à Região Metropolitana do Recife a grandeza de Mestra Joana e sua família. Todos no samba são seus parentes: filho, filhas, netas, bisneto e sobrinhas. É a prova viva do matriarcado, cultura pura em sua maior grandeza”, reflete Leonardo Lemos.

A turnê já passou por Arcoverde e por Caruaru, com apresentações abertas ao público. O grupo também já se apresentou na COP 30 e festivais como FIG e Lula Calixto. A líder do grupo, Mestre Joana, é irmã do Patrimônio Vivo de Pernambuco Inácio Pedro da Silva, que faleceu em julho de 2025: o grupo dedica o show ao mestre e encerra a apresentação com “Vaca Mansinha”, clássico na voz de Inácio.

A apresentação começa às 20h, gratuita e sujeita à lotação do espaço. Mais informações disponíveis no  @sambadecococachoeiradaonca

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here