As atividades serão realizadas nesta sexta (09) em cinco municípios: Recife, Caruaru, Garanhuns, Petrolina e Arcoverde
Após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, ter suspendido a lei que criou o piso da enfermagem, no último domingo (04/09), o Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe) condena a medida e reforça que significa a “permanência da escravidão aos trabalhadores”. Em repúdio a esta decisão, entidades sindicais de Pernambuco irão aderir à mobilização nacional na próxima sexta-feira (09). Serão realizadas atividades em cinco municípios, distribuídos na Região Metropolitana e no interior: Recife, Caruaru, Arcoverde, Petrolina e Garanhuns.
Na capital, a concentração será na Praça do Derby. Em seguida, haverá uma caminhada pela Avenida Agamenon Magalhães, percorrendo pelo polo médico do bairro dos Coelhos. Em todas as localidades, os horários são a partir das 8h.
De acordo com o presidente do Satenpe, Francis Herbert, a categoria vai se manter mobilizada em todo o país, em especial, no Estado, para pressionar que essa decisão seja revista com celeridade e retirar a suspensão de 60 dias, emitida pelo ministro. “Mais uma vez, o STF se posiciona em favor daqueles que, durante a pandemia, lucraram às custas da exploração dos trabalhadores da enfermagem. Estaremos nas ruas para que esses hospitais escutem o grito da enfermagem e dizer não ao ato monocrático do ministro”, afirmou.
Confira os locais:
Recife
Concentração: Praça do Derby, às 8h
Caruaru
Concentração: Pátio do Forró, às 8h
Garanhuns
Concentração:Parque Euclides Dourado, às 8h
Petrolina
Concentração: Praça do Bambuzinho, Av. Souza Filho, 660, às 8h