SDSCJ leva formação sobre o Sipia, para quatro municípios da Mata Norte

0

Ação buscou capacitar profissionais para uso da ferramenta nas modalidades do sistema socioeducativo e dos conselhos tutelares

Para reforçar os instrumentos de defesa de direitos, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) de Pernambuco promoveu a formação de profissionais para a operação do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia). As capacitações, realizadas em Ferreiros, na Mata Norte do Estado, ocorreram nas modalidades voltadas aos serviços de atendimento às medidas socioeducativas em meio aberto – Sipia-Sinase – e aos conselhos tutelares – Sipia-CT.

O uso adequado dessa ferramenta, por meio da correta e frequente inserção de dados no sistema, é fundamental para a formulação de políticas públicas voltadas às crianças e aos adolescentes. No caso do Sipia-CT, por exemplo, a adesão dos conselheiros tutelares ao sistema é um dos requisitos para a concessão do Selo Unicef. A formação de profissionais para uso do software contou com 20 participantes dos municípios de Ferreiros, Camutanga, Vicência e Timbaúba, inscritos no Selo Unicef.

“O objetivo dessa formação presencial foi tornar os conselheiros tutelares aptos quanto ao uso do sistema para registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente. Realizamos uma ação conjunta, em um só dia, envolvendo dois diferentes setores da SDSCJ, com formações sobre o Sipia-CT e sobre o Sipia-Sinase”, explicou a coordenadora estadual do Sipia-CT, Renata Marinho.

Já o Sipia-Sinase é a base de dados nacional que reúne informações sobre adolescentes que estão em cumprimento ou que cumpriram medidas socioeducativas. A formação em Ferreiros, com 18 participantes, foi direcionada a operadores de programas e serviços de atendimento às medidas socioeducativas de Prestação de Serviços à Comunidade e de Liberdade Assistida, que são cumpridas em meio aberto. “Buscamos abordar conceitos básicos associados ao uso do Sipia-Sinase e o fluxo operacional do sistema, bem como treinar operadores do sistema socioeducativo para uso das principais funcionalidades”, completou a gerente-geral do Sistema Socioeducativo da SDSCJ, Suelly Cysneiros.

A formação teve a articulação da presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Ferreiros, Maria José Souto, e encerramento com a presença do prefeito José Roberto de Oliveira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here