Resultado de um trabalho integrado, a Região Metropolitana está sem registro de incidentes há 2 anos e 7 meses
O secretário estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, Daniel Coelho, destacou os investimentos realizados na gestão da governadora Raquel Lyra durante a 3ª edição do Seminário de Monitoramento de Incidentes com Tubarões em Pernambuco, que iniciou nesta quinta-feira (16) e segue até amanhã (17), no Parque Estadual Dois Irmãos, no Recife. O evento conta com a participação de pesquisadores, estudantes, gestores públicos e representantes da sociedade civil organizada.
Daniel Coelho destacou as ações desenvolvidas pelo Governo de Pernambuco com o investimento de mais de R$ 4 milhões em editais de pesquisa, seminários, aquisição de equipamentos, substituição das 150 placas de alerta em toda a faixa crítica e promoção de atividades de educação ambiental, ações previstas no Plano de Educação Ambiental para Segurança Aquática e Prevenção de Incidentes com Tubarões (PEAST/PE).
“Com esse trabalho preventivo, a Região Metropolitana está há 2 anos e 7 meses sem incidentes de tubarões. É um esforço, fruto de um conjunto de ações que envolve educação ambiental, participação da comunidade acadêmica, atividades com outros órgãos para o monitoramento e prevenção de incidentes com tubarão no estado. E esse seminário é mais um instrumento para continuarmos avançando”, completou o secretário.
A mesa de abertura contou com as participações do diretor da Agência de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH), José de Anchieta; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, Cel. Francisco Cantarelli; da gestora de programas de CT&I (FACEPE), Ana Cássia e da gerente-geral do Parque Estadual Dois Irmãos, Sávia Florêncio.