Oportunidades são voltadas à pessoas de baixa renda e inscrições seguem até quarta-feira (7)
O Senac Pernambuco está com inscrições abertas para o Programa Senac de Gratuidade (PSG), com a oferta de 928 vagas gratuitas em cursos profissionalizantes em sete municípios do Estado: Recife, Paulista, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada e Petrolina. As oportunidades contemplam as áreas de Tecnologia da Informação, Moda, Beleza, Gestão, Saúde, Turismo e Gastronomia. As inscrições seguem até quarta-feira (7) e devem ser realizadas pelo site www.pe.senac.br/psg. As turmas têm início a partir do dia 13 de outubro.
Critérios de participação
Para participar, o candidato deve atender a requisitos básicos como possuir renda familiar de até dois salários mínimos por pessoa, estar matriculado ou ser egresso da educação básica e ser trabalhador empregado ou desempregado. Também é necessário observar os critérios específicos de cada curso, como idade mínima e escolaridade, disponíveis no edital.
As vagas são preenchidas por ordem de inscrição, obedecendo o número de vagas, por opção de curso e turno. O resultado será divulgado na quinta-feira (8), e os convocados poderão realizar a matrícula presencialmente nas unidades do Senac PE até o dia 10 de outubro. Para obter mais informações, os interessados podem acessar o edital no site: www.pe.senac.br/psg ou entrar em contato com o atendimento da instituição pelos telefones (81) 3413.6666 / 6728 / 6729 / 6730.
Recife e RMR
No Recife, destaca-se a oferta de 48 vagas para cursos de qualificação profissional na área de Tecnologia da Informação, no Instituto de Ciência e Tecnologia do Senac PE (ICT), no Porto Digital. As vagas estão distribuídas entre os cursos de Programador Full Stack e Analista de Dados. Além disso, há cursos nas áreas de Gastronomia, Turismo e Beleza.
Já na Região Metropolitana do Recife (RMR), há a oferta de 150 vagas para as unidades do Senac em Paulista e Vitória de Santo Antão. Em Vitória, o edital conta com vagas para os cursos de qualificação profissional de Barbeiro, Assistente de Tecnologia da Informação, Cabeleireiro Assistente, Montador e Reparador de Computador e o curso de qualificação profissional de Colorimetria. Em Paulista, as vagas são para os cursos de qualificação profissional de Assistente de Faturamento e Recepcionista em Serviços de Saúde.
Sobre o PSG
Instituído em 2008, a partir de um acordo firmado entre os Ministérios da Educação, do Trabalho e da Fazenda, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e o Senac, o Programa Senac de Gratuidade (PSG) tem como objetivo democratizar o acesso à educação profissional de qualidade para pessoas de baixa renda. Com essa iniciativa, trajetórias de vida são transformadas e a instituição contribui para o desenvolvimento socioeconômico do Estado ao ampliar o número de profissionais qualificados para atender às novas demandas do mercado de trabalho. Somente em 2025, mais de 9 mil matrículas gratuitas foram oferecidas pelo Senac PE.
SERVIÇO:
Programa Senac de Gratuidade (PSG)
Inscrições: até 07/10
Resultado: 08/10
Matrícula: 08 a 10/10
Início das turmas: a partir de 13/10
Site: www.pe.senac.br/psg
Mais informações: (81) 3413.6666 / 6728 / 6729 / 6730
80 anos do Senac PE
Referência em educação profissional, o Senac Pernambuco celebra, no dia 14 de outubro, 80 anos como uma instituição comprometida com o desenvolvimento do estado de Pernambuco ao formar profissionais qualificados e alinhados às demandas do mercado de trabalho. Com uma atuação capilarizada, a instituição conta com sede física no Recife, Paulista, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns, Petrolina e Serra Talhada, além de 13 unidades móveis.
Sua oferta educacional inclui cursos de Formação Inicial e Continuada, Ensino Médio Integrado (Mediotec Senac), Educação Profissional Técnica de Nível Médio e de Nível Superior (Faculdade Senac PE), além de ações extensivas, como workshops, congressos e palestras. Em 2025, foram 42.849 matrículas e mais de 6,6 milhões de horas-aula ministradas em todo o estado.