Setembro Amarelo: especialista explica os sinais de que a saúde mental não vai bem

0
Foto: Divulgação

A psicóloga e docente do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Cynthia Andressa, destaca que nem sempre os sintomas de depressão são apenas tristeza e desânimo

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e da busca por ajuda profissional, foi criado no Brasil o Setembro Amarelo, mês dedicado à temática da saúde mental. Mas, para além do mês que aborda o tema, é fundamental que familiares, amigos e toda a sociedade fiquem atentos, em todos os momentos, aos sinais que indicam quando alguém ao seu redor não está bem, já que, em muitas situações, as doenças mentais se manifestam de forma silenciosa.

A psicóloga e docente do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Cynthia Andressa, destaca que nem sempre os sintomas de depressão são apenas tristeza e desânimo. “Eles podem incluir perda de peso, sentimento de culpa, irritabilidade e falta de esperança. Os sintomas mais prevalentes são: irritabilidade, ansiedade e angústia. Existem situações, sobretudo no início, ou até mesmo de acordo com a intensidade dos sintomas, em que pode ser mais difícil o processo de identificação, daí a importância de se ter o máximo de atenção sempre que suspeitar que possa estar vivenciando esse processo de adoecimento.”

Aos primeiros sinais, é importante procurar a ajuda de um psicólogo, psiquiatra ou alguém que tenha formação para cuidar de pessoas nessa condição, como as instituições de acolhimento especializadas — o Centro de Valorização da Vida (CVV), organizações não governamentais (ONGs), clínicas-escola ou, até mesmo, uma emergência. Por essa razão, com o objetivo de oferecer fortalecimento, apoio e incentivo à busca por ajuda, a UNIFG tem ofertado atendimentos psicológicos gratuitos, por meio do Centro Integrado de Saúde (CIS), que promove uma escuta humanizada e acolhimento para pessoas que enfrentam casos de depressão.

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO GRATUITO – A UNIFG oferece, de forma gratuita, atendimentos psicológicos nos campi da Boa Vista, no Recife, e Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Os agendamentos devem ser feitos pelos números (81) 3461-5514 ou (81) 3461-5529, ou diretamente no campus Piedade, que fica na Rua Comendador José Didier, nº 27, Piedade; ou no Centro Universitário da Boa Vista, localizado na Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, nº 155, no centro do Recife.

Familiares e amigos devem ficar atentos a alguns sintomas:

• Desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para fazer as coisas;
• Diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer;
• Desinteresse, falta de motivação e apatia;
• Sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero e desamparo;
• Pessimismo, ideias frequentes e desproporcionais de culpa, baixa autoestima;
• Sensação de inutilidade, ruína e fracasso;
• Interpretação distorcida e negativa da realidade;
• Dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento;
• Diminuição do desempenho sexual;
• Perda ou aumento do apetite e do peso;
• Insônia ou despertar matinal precoce;
• Dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here