Tambaú Alimentos chega aos 60 anos com trajetória de empreendedorismo, superação e olhar para o futuro

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Hugo Gonçalves - Presidente da Tambaú Alimentos

Tudo começou do sonho do jovem visionário Gerson Gonçalves, que vendia pirulitos e almejava se tornar um grande industrial

A Tambaú Alimentos, indústria referência na produção de doces e atomatados no Nordeste, acaba de completar 60 anos. Tudo começou do sonho do jovem visionário Gerson Gonçalves, que vendia pirulitos e almejava se tornar um grande industrial. Do sonho à realidade da fábrica fundada em Custódia, no Sertão do Moxotó, Pernambuco, em 1962. Hoje, a empresa é um dos principais motores da economia na região, gerando mais de 500 empregos diretos na cidade e arredores.

Do início simples, com a produção e venda de pirulitos, à empresa sexagenária com um mix diversificado de produtos, a Tambaú sempre teve a capacidade de se reinventar e buscar a inovação. Em 1967, após cinco anos de funcionamento, a fábrica de doces de seu Gerson foi destruída em uma enchente que atingiu Custódia. O empreendedor não desistiu do seu sonho e reconstruiu a empresa, além de ampliar, cada vez mais, sua linha de produtos. A distribuição, que antes se limitava à região onde a fábrica estava localizada, passou a atender também interior de estados como Piauí, Paraíba, Maranhão e Bahia. Em 1987, a empresa começou a produzir também os atomatados, com lançamento dos extratos e molhos, além do catchup, um dos carros-chefes da marca atualmente. As inovações nos tipos de embalagem e nas receitas também se destacam nessa trajetória.

Atualmente, a segunda geração da família Gonçalves, Hugo, Iuri e Maura, está à frente da gestão desde o falecimento de Gerson, nos anos 2000. Além dos filhos, os netos do fundador também já atuam no dia a dia da indústria. “Chegar aos 60 anos é, de fato, uma conquista muito importante para nós, principalmente por sermos uma empresa criada aqui no Brasil. Mas eu atribuo essa longevidade a vários fatores. Desde a construção da marca, o modo  de operar, a atenção com o consumidor e com a qualidade desde o início. Houve também fatores extremamente adversos que nos trouxeram muito aprendizado e experiência, contribuindo para nossa solidificação como empresa. Somos uma agroindústria em uma região do semiárido nordestino. Enfrentamos estiagem, escassez de água e de matéria-prima. Mas todos esses desafios nós superamos, ao longo do tempo. Meu pai, seu Gerson, também deixou ensinamentos importantes, como o respeito aos consumidores, aos parceiros e aos fornecedores, assim como às leis trabalhistas e tributárias, sendo tudo isto um grande legado da sua gestão. Ele também fez questão de ensinar para os filhos sobre a importância da união da família, gerando entre nós, seus filhos, uma sintonia espelhada na terceira geração, que já atua conosco no negócio “, conta Hugo Gonçalves, atual presidente da Tambaú.

Terceira geração da Tambaú Alimentos

O olhar para o futuro está desde a presença da terceira geração na fábrica até as perspectivas de crescimento que a empresa visa manter nos próximos anos, ampliando suas áreas de produção e armazenamento, assim como sua atuação em outras regiões do país, como centro-oeste e sudeste. Nem mesmo o cenário pandêmico arrefeceu o aumento nas suas vendas, que cresceram 35%, em 2020 e 12% no ano seguinte. A empresa também retomou alguns investimentos em 2021 e inaugurou mais um galpão de logística na fábrica, além da aquisição de novas máquinas. Atualmente, a marca possui um catálogo com cerca de 120 itens diferentes, incluindo doces, atomatados, temperos e conservas. Entre as novidades que chegam em breve está a ampliação das linhas de maionese e conservas. A recente criação de uma transportadora, que vem para atender as necessidades da própria Tambaú, além de prestar serviços para outras empresas, é mais um importante fruto de todo o sucesso alcançado pela marca. “A Tambaú se projeta para o futuro, com musculatura, marca forte, reputação e credibilidade junto aos nossos consumidores. Tudo isso nos faz ter bastante entusiasmo para, juntos, alcançarmos e irmos além dos cem anos de existência”, conclui Hugo Gonçalves.

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