O seminário, que segue nesta quinta-feira (9), tem como foco apresentar as principais mudanças que ocorrem na cadeia, e facilitar a aproximação entre indústrias e produtores.
Com o uso das tecnologias está cada vez mais fácil para o produtor rural administrar sua propriedade. Exemplos disso são os aplicativos que têm facilitado na identificação de doenças e monitoramento do rebanho. Esses sistemas são apresentados por expositores que participam do Interleite Sul 2019, que acontece no Centro de Eventos Plínio Arlindo De Nes, em Chapecó e segue durante a quinta-feira (9).
Desenvolvido há sete meses, o aplicativo OnFarm App tem o objetivo de identificar bactérias causadoras de mastites, doença relacionada à glândula mamária do gado leiteiro. O gerente técnico da empresa OnFarm, desenvolvedora do aplicativo, Eduardo de Souza Campos Pinheiro, explicou que os produtores adquirem o aplicativo por plano e recebem o laboratório de análise na fazenda. “O leite deve ser passado em uma das placas e colocado na incubadora. No dia seguinte o produtor terá o resultado da bactéria que afetou o gado leiteiro de sua propriedade”, esclareceu.
O gerente técnico complementou que cada bactéria possui uma cor diferente, logo, o produtor colocará as características no aplicativo que mostrará o melhor tratamento para a bactéria que prejudica o animal, sem afetar as que estão saudáveis.
Outro case de aplicativo exposto no Interleite Sul 2019 é o SensHub™, que está relacionado ao monitoramento do gado, com brincos de monitoramento de atividade, estresse térmico, alimentação, quais vacas precisam ser examinadas e inseminadas, por exemplo. O coordenador regional Sul, da empresa Allflex, Jeronimo Silveira Ribeiro, explicou que, além do monitoramento existe a identificação do animal. “Os brincos eletrônicos possuem um número que é cadastrado no aplicativo responsável por enviar todas as informações sobre o animal, como por exemplo, a saúde do mesmo, identificando se ele precisa de cuidados ou não, com baixa imunidade e se está em cio, mostrando qual a melhor hora para a inseminação”. Complementou que outra opção de monitoramento é o colar eletrônico que manda os sinais através de uma antena.
As tecnologias do campo também fazem parte dos seis painéis do Interleite Sul 2019 apresentados por 22 palestrantes-debatedores, que explanam sobre um conjunto de temas da atualidade econômica, científica e mercadológica. O seminário, que segue nesta quinta-feira (9), tem como foco apresentar as principais mudanças que ocorrem na cadeia, e facilitar a aproximação entre indústrias e produtores.
REALIZAÇÃO
O evento é uma iniciativa da AgriPoint e tem como patrocinadores diamante a Lac Lélo, Piracanjuba e Syngenta. O patrocínio platina é da Ceva, Hipra, Lely, Orde Milk, Pioneer, Sementes Adriana e Vetoquinol. O apoio é da Mais Leite, Prefeitura de Chapecó, Grupo Apoiar, Viva Lácteos, Transpondo, Sindicato Rural de Chapecó, Udesc, Mundo do Leite, Intecsol, Balde Branco, Agro e Negócios, Chapecó e Região Convention Visitors Bureau e Emater/RS.
PROGRAMAÇÃO QUINTA-FEIRA
PAINEL 4: OTIMIZANDO O INVESTIMENTO NA PROPRIEDADE LEITEIRA PARA GANHAR DINHEIRO
08:20 – Apresentação do painel
08:30 – Como investir com resultado econômico no leite?
Painelista: Juliano Alarcon, “Dr. Pastagem”, Francisco Beltrão – PR.
09:10 – Implantando o compost barn com sucesso
Painelista: Élido José Ortigara, produtor de leite em Taquaruçu do Sul – RS.
09:30 – Espaço patrocinador
09:40 – De 90 para 800 litros com pastagens melhoradas
Painelista: Idemar Dalberto, produtor de leite em Nova Prata do Iguaçu – PR.
10:00 – Debate/Perguntas
10:30 – Milk break e networking
———————————–
PAINEL 5: CONFORTO E BEM-ESTAR ANIMAL: É HORA DE PRESTAR ATENÇÃO!
11:00 – Apresentação do painel
11:10 – Bem-estar animal na prática da sua propriedade
Painelista: Lívia Carolina Magalhães Silva, Consultora em bem-estar animal, Uberaba – MG.
11:50 – Espaço patrocinador
12:00 – Bem-estar animal e resultados na produção e rentabilidade da propriedade
Painelista: Douglas Erig, Fazenda Agropecuária Silva Erig, Victor Graeff – RS.
12:20 – Aplicação de tecnologia para maximizar o resultado na propriedade leiteira
Painelista: Marjori Ghellar, Fazenda Bom Sucesso, São Marcos – RS.
12:40 – Debate/Perguntas
13:00 – Almoço e networking
———————————————
PAINEL 6: UM OLHAR SOBRE O NOVO
APOIO: CLAAS
14:30 – O Projeto Terra do Leite – somando esforços e competências para a produção profissional de leite
Painelista: José Rezende, São Gotardo – MG.
15:00 – Espaço Claas
15:10 – O leite como negócio: o projeto da Sapé Agropastoril
Painelista: Artur Henrique Leite Falcette, Diretor Executivo da Sapé Agro.
15:40 – Copacol: integração como forma de viabilização do produtor familiar e da agroindústria láctea
Emerson De Bastiani, Copacol, Cafelândia – PR.
16:10 – Um raio X dos novos investimentos no setor lácteo: quais são, características, localização e o racional que norteia os projetos
Painelista: Marcelo Pereira de Carvalho, CEO da AgriPoint.
16:40 – Debate/Perguntas
17:00 – Encerramento