Vultos sociais, históricos e culturais do Cabo de Santo Agostinho, são retratados em livro de Roberto Soares

0
Em sua segunda edição, agora ampliada, o livro "Histórias de Vidas Narradas por um Cabense", de Roberto Luís Soares, tem seu relançamento marcado para o próximo dia 16 de novembro

Figuras como o Conde da Boa Vista e Joaquim Nabuco, estão entre as personalidades da História que tiveram passagem pelo Cabo de Santo Agostinho

Em sua segunda edição, agora ampliada, o livro “Histórias de Vidas Narradas por um Cabense”, de Roberto Luís Soares, tem seu relançamento marcado para o próximo dia 16 de novembro, sábado, à partir das 19h, na Câmara Municipal de Vereadores do Cabo. A obra retrata a cidade do Cabo de Santo Agostinho, suas belezas históricas e naturais, o patrimônio cultural e as personalidades marcantes, passadas e atuais, fazendo um registro real, em fotos e interpretação do autor sobre fatos, acontecimentos e personalidades municipais e nacionais.

Figuras como o Conde da Boa Vista e Joaquim Nabuco estão entre as personalidades da História que tiveram passagem pelo Cabo de Santo Agostinho. Muitas outras curiosidades são contadas pelo autor como a vocação para cerâmica, os passeios de trem, a Usina Bom Jesus, a capoeira e a capoieragem, o museu do pescador e a saga de Dom Fernando Saburido, que é natural da cidade.

Recortes de histórias contadas oralmente e que agora ganham requintes literários são encontradas no livro, que segundo o autor, fez a pesquisa através de documentos, fotos e entrevistas com as pessoas ou familiares envolvidos.

Entre as histórias, a da Madre Iva, fundadora do Abrigo de São Francisco de Assis, e a de Padre Melo, famoso por suas obras assistenciais na cidade, também são retratadas pelas lentes do autor. “Histórias de Vidas” é o sétimo livro do escritor Roberto Luís Soares e traz a assinatura na edição do escritor e produtor, Tarcísio Pereira.

Histórias antigas, como as que se passaram no Engenho Massangana, episódios que marcaram a história da cidade, deixando seus legados de solidariedade ou marcos políticos. “Fiz questão de fazer o papel de porta voz relatando desde décadas passadas até os dias atuais como era e é a nossa cidade, resgatando histórias de pessoas que colaboraram com o progresso do local com exemplos de retidão, solidariedade, dedicação e amor ao Cabo”, explica o autor.

O livro é ilustrado também com poesias de Casimiro de Abreu e Gabriel Dourado, este último também natural do Cabo, e citado entre os homenageados.  Nas 215 páginas do livro, figuram também personalidades populares que preenchem o imaginário da sua geração, donos de bares, pipoqueiros, vendedores ambulantes e até andarilhos, como o famoso “Pizada”. O autor também pesquisou a lista dos prefeitos desde 1893 até 2016, com o período das gestões de cada um deles e listou as principais escolas importantes entre as municipais e particulares.

O livro traz fotografias antigas e atuais dos monumentos do litoral à área rural, igrejas, espaços públicos, prédios históricos e ambientes naturais, com paisagens pitorescas que mostram a dimensão turística de um das cidades mais importantes de Pernambuco, situada numa das principais áreas portuárias do Brasil. Traz também notas sobre a maçonaria do Cabo, o grupo de Alcoólicos Anônimos Abrahan Lincoln, Academia Cabense de Letras e sobre a saga da família Guilherme dos Santos, desde a fundação do Grupo Arco-Íris, de rede de supermercados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here