100 mil mortos por COVID-19 no Brasil
Oscar D’Ambrosio
Nesta primeira semana de agosto, o Brasil ronda as 100 mil mortes por COVID-19. Imagine uma instalação artística com esse número de palitos de fósforos usados. Essa é uma das possibilidades do projeto apresentado pela artista visual Sandra Huang para o projeto @arteemtempodecoronavirus.
Cada palito representa justamente uma vida perdida. Esses palitos estão próximos a caixas de fósforos vazias. Se estas são simétricas e impessoais, como as covas comuns infelizmente abertas em algumas cidades do país, cada palitinho é diferente, como cada existência. Após o uso, queima de uma maneira também diferente.
O poder de comunicação dessa imagem impressiona por retratar uma pungente percepção da realidade. Os palitos queimados alertam para a passagem de todas as coisas. São ícones da efemeridade da vida e o seu uso, para cozinhar ou esquentar ambientes, traduzem o sentimento de que cada um de nós tem a sua função no todo – e que esta pode acabar repentinamente.
Cada vida que se extingue ao perder a batalha contra o novo coronavírus é única. Para realizar o seu projeto de instalação, a artista necessita de um local e de matéria-prima. Se alguém se interessar em ajudar a viabilizar o projeto, basta entrar em contato com@sandrahuang.art, sandrahuang.art@gmail.com e www.sandrahuang.art .
Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br