A pandemia tem afetado a saúde mental das pessoas, e a fisioterapia tem se constituído numa grande aliada na recuperação

0

Watsu, método com água aquecida, traz relaxamento físico e mental, e pode ajudar no tratamento da depressão e de outras patologias

Anseios, ideias, problemas, estresse, pressão do dia a dia… Como manter a saúde mental diante dos desafios diários, que, atualmente, são afetados diretamente por uma pandemia? Sem dúvidas, essa tarefa ficou ainda mais delicada. Segundo uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgada na última segunda-feira (5), a pandemia do novo coronavírus impactou diretamente os serviços essenciais de saúde mental em 93% dos países, em todo o mundo. Pesado! Com esta nova realidade, descobrir outras formas seguras para cuidar da mente é fundamental para enfrentar o “novo normal” e lidar com a rotina.

A fisioterapia pode ajudar! Há um método chamado Watsu – nome que surgiu da fusão de Shiatsu e de Water, água em inglês –, procedimento que promove um relaxamento físico e mental. Para ser realizada, a terapia tem que ser feita dentro de uma piscina aquecida, em média 34ºC. Esta modalidade, a fisioterapia aquática, pode auxiliar em diversas patologias mentais, principalmente a depressão.

“A fisioterapia pode sim ser uma grande aliada para doentes com patologias mentais, principalmente no caso da depressão. Profissionais como psicólogos e psiquiatras encaminham esses pacientes para fazer a fisioterapia aquática. A água aquecida é de grande valia para pacientes com distúrbios mentais”, explica a fisioterapeuta Madalena Aureliano, diretora da FisioSerra, credenciada como uma das melhores clínicas de fisioterapia do Brasil.

A especialista destaca que também é possível ajudar pacientes com traumas. “Também fazemos isso (Watsu) para pacientes com traumas de infância, sexuais, de relacionamento… Conseguimos conectar o paciente com o seu ‘eu’ através desse trabalho”, complementa. Ainda segundo a OMS, a pandemia também provocou um aumento na demanda por serviços de saúde mental. Além disso, foi detectado que situações como isolamento, medo e perda de renda estão desencadeando problemas mentais ou agravando os que já existem.

A FisioSerra possui profissionais preparados para realizar o Watsu e cuidar da saúde mental dos pacientes. Um método bastante saudável e relaxante. A avaliação pode ser marcada através do telefone (87) 3831-4343.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here