Ação de Cidadania leva serviços para Sirinhaém

0
Atendimento da Defensoria Pública em Ação de Cidadania do Programa Governo Presente. Foto de Pablo Carvalho/SPVD

Evento conta com atualização na documentação, testes rápidos de saúde e difusão de informações sobre políticas públicas. Tudo próximo à comunidade e com segurança sanitária

Moradores de Sirinhaém terão Ação de Cidadania nesta terça-feira (dia 8). A Ação faz parte do Programa Governo Presente e leva serviços públicos e informações sobre direitos para as comunidades em todo o Estado. Todos poderão ter acesso a serviços como emissão de carteiras de identidade, CPF, novas vias de certidões de nascimento, de casamento e de óbito, além da atualização da carteira de vacinação e muito mais.

A Ação de Cidadania mantém todos os cuidados em relação à saúde dos cidadãos. Os atendimentos são agendados com antecedência para facilitar o atendimento e evitar formação de filas. O ingresso na Ação só é liberado depois de aferida a temperatura do corpo. É obrigatório o uso de máscara de proteção e o distanciamento social é organizado. Em diferentes pontos no evento, haverá dispensadores de álcool em gel em local de fácil acesso. O uso de máscaras é obrigatório e aqueles que não possuírem recebem uma, gratuitamente, pela operação Pernambuco pela Prevenção.

A emissão de carteiras de identidade é totalmente eletrônica. A tinta nos dedos foi substituída por scanners. Toda a coleta de dados biométricos é feita por aparelhos eletrônicos. A emissão da primeira é gratuita e a partir da segunda via é necessário pagar taxa de R$ 24,36, através do documento para pagamento (DAE).

A Defensoria Pública de Pernambuco participa de todas estas Ações de Cidadania. O estande da Defensoria receberá quem precisa de acompanhamento nos processos no poder judiciário e também de habilitação para o casamento civil. É uma oportunidade cidadã.

O Balcão de Direitos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos estará disponível para quem quiser solicitar nova via das certidões de casamento, de nascimento e de óbito. Outro documento importante que também estará disponível na Ação é CPF. Quem precisar do documento será atendido.

O evento possui informações sobre a Lei Maria da Penha, orientações sobre violência contra a mulher dentro da comunidade, sobre o sistema Alerta Celular e a Patrulha Escolar, além do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

A Ação de Cidadania é, também, uma oportunidade para cuidados com a saúde. Haverá aferição de temperatura do corpo, da pressão, teste rápido para saúde e atualização da carteira de vacinação.

Faça o agendamento dos serviços na Escola Municipal Leonel Nilo da Silva, na Avenida Fernando Egito de Oliveira. Os cidadãos vão receber mais informações sobre os serviços.

As ações são eventos que ocorrem todos os sábados e nos dias de semana. As próximas Ações de Cidadania estão agendadas para cidades de Palmares, Amaraji e Cabo de Santo Agostinho. As articulações com secretarias do Estado e do município estão em pleno andamento para ações em Bom Jardim, Moreno, São Joaquim do Monte e no Paulista.

Em 2020, apesar da suspensão necessária no período mais rigoroso da pandemia, foram realizados mais de 59 mil atendimentos gerais, com a oferta média de 60 tipos de serviços e difusão de informações do Governo do Estado e das prefeituras parcerias em cada evento, além da constante participação da Defensoria Pública de Pernambuco. A Ação de Cidadania é parte do Programa Governo Presente. Toda a articulação é da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas.

Ação de Cidadania em Sirinhaém
Terça-feira, dia 8 de maio, das 8h às 12h.
Escola Municipal Leonel Nilo da Silva
Avenida Fernando Egito de Oliveira
Barra de Sirinhaém

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here