Blau Farmacêutica se instala em Pernambuco com investimento de R$ 1 bilhão

0
Foto: Heudes Regis/SEI

Executivos da indústria de medicamentos assinaram nesta quarta (26.10) contrato para compra de terreno de 64 hectares na Zona Industrial do Complexo de Suape, no Cabo de Santo Agostinho, onde funcionará fábrica que deve gerar até 1.400 empregos

Com investimentos da ordem de R$ 1 bilhão, o projeto de expansão da Blau Farmacêutica aportará no Complexo Industrial Portuário de Suape, no Cabo de Santo Agostinho, com previsão de início das obras já em 2023. A assinatura do contrato de aquisição da área de 64 hectares dentro da Zona Industrial de Suape ocorreu nesta quarta-feira (26.10) no Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco. O novo empreendimento da Blau, que é uma das principais indústrias de medicamentos e insumos hospitalares da América Latina, tem como objetivo gerar até 1.400 postos de trabalho diretos quando a fábrica estiver em plena operação, em 2032.

A solenidade de assinatura do contrato contou com a presença do governador Paulo Câmara, ao lado do presidente da empresa, Marcelo Hahn. “Pernambuco continua avançando e atraindo investimentos, mesmo durante um momento em que o país passa por muitas dificuldades. A chegada da Blau é um investimento que não estamos vendo acontecer em outros estados. Isso mostra o nosso compromisso com a atração de empresas e a confiança que transmitimos aos investidores”, destacou o governador.

De acordo com Paulo Câmara, as empresas que procuram Pernambuco encontram uma infraestrutura adequada, o que é um fator definitivo para que decidam estabelecer-se no Estado. “Além disso, atuamos com atrativos fiscais totalmente regulamentados, com uma mão de obra qualificada e pronta para os desafios do futuro”, frisou.

Sexta planta produtiva a ser implantada pela Blau Farmacêutica no Brasil, o projeto contou com a negociação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Sdec), da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e da administração do Complexo Industrial Portuário de Suape, com o objetivo de reforçar a ampliação do polo farmacoquímico já consolidado no Estado.

“A nossa vinda a Pernambuco não é por acaso. O Estado está dando toda a contribuição necessária e encontramos uma infraestrutura muito completa, que não achamos em outros locais. Juntos vamos gerar empregos para a região e alcançar o nosso objetivo de expansão”, afirmou o presidente da Blau Farmacêutica, Marcelo Hahn.

SOBRE A EMPRESA — Com mais de 30 anos de fundação, a Blau Farmacêutica já desenvolveu um portfólio de mais de 150 diferentes produtos farmacêuticos. Cerca de 80% de sua produção atende ao mercado nacional, em diversas especialidades terapêuticas. A empresa produz medicamentos de alta complexidade e hospitalares essenciais, sendo especializada em produtos biotecnológicos e sintéticos para oncologia, nefrologia, hematologia, infectologia, entre outros.

Funcionam, ainda, cinco subsidiárias em outros países da América Latina: Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai. Estabelecida na Região Metropolitana de São Paulo, a empresa conta com plantas produtivas nas cidades de São Paulo, Cotia (sintéticos e biotecnológicos), Caucaia (CE) e Anápolis (GO). Todas funcionam com equipamentos de alta tecnologia para produção, controle de qualidade e classificação por classe terapêutica.

Estiveram presentes na solenidade os secretários Décio Padilha (Fazenda), André Longo (Saúde) e Ernani Medicis (Procurador-Geral do Estado); Roberto Morais, CEO da Blau Farmacêutica; o presidente de Suape, Roberto Gusmão; o presidente da Copergás, André Campos; o diretor-presidente da Adepe, Roberto Abreu; e o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém; além de outros executivos da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here