Camaragibe poderá doar sangue em campanha do Hemope em shopping

0

Camaragibenses e visitantes do município poderão participar das 9h às 12h e das 13h30 às 16h na campanha, que acontecerá na Praça de Alimentação, ao lado do cinema do mall

Nesta sexta-feira (25) e sábado (26), o Hemope realizará ação de incentivo à doação de sangue em Camaragibe, no Camará Shopping. Camaragibenses e visitantes do município poderão participar das 9h às 12h e das 13h30 às 16h na campanha, que acontecerá na Praça de Alimentação, ao lado do cinema do mall.

Dependem do sangue doado “pacientes que irão se submeter a cirurgias, acidentados, queimados, feridos, transplantados, que tenham doenças hematológicas e precisem de transfusão com frequência para auxiliar no tratamento”, informa a Assistente Social de Captação de Doadores de Sangue, Gabriela Ortega.

Mulheres podem doar a cada quatro meses, homens a cada três, enquanto menores de idade e candidatos acima de 60 anos doam de seis em seis meses. Até quatro pessoas podem se beneficiar com uma única doação de sangue, que, após coletado, passa por análises laboratoriais para que se certifique a segurança de seu uso em transfusões.

Os critérios básicos são: ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 kg, ter boa saúde e alimentação, ausência de sintomas gripais há pelo menos 15 dias, esquema vacinal em dia para Covid-19 com a última dose tomada há pelo menos 8 dias (para a de gripe, 7 dias) e apresentar documento original com foto e comprovante do esquema vacinal.

“Embora a responsabilidade pelo abastecimento de sangue nos hospitais seja do Hemope, não podemos ofertar um produto que não tenhamos. Desse modo, é necessário refletir acerca da importância da doação de sangue regular, como uma corresponsabilidade social de todos. O sangue é um produto vivo, não disponível nos estoques de farmácias nem nas prateleiras de supermercados”, destaca Gabriela Ortega.

Para doações além da campanha, as unidades do Hemope funcionam de segunda-feira a sábado, das 7h15 às 18h30, com agendamento prévio ou por demanda espontânea.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here