Cursos, que ocorrerão de forma virtual, vão atender agentes socioeducativos, técnicos e gestores de unidades da Funase em todo o Estado
O Governo de Pernambuco retoma, nesta segunda-feira (3), projetos de capacitação voltados a funcionários do sistema socioeducativo. Os cursos, que ocorrerão de forma online, com certificação do Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos (Cefospe), atenderão, inicialmente, 114 profissionais, entre agentes socioeducativos, técnicos e gestores responsáveis pelo atendimento a adolescentes em internação provisória e em cumprimento de medidas socioeducativas no Estado. As iniciativas ainda compreendem a divulgação de vídeos sobre temas importantes do universo do trabalho, como saúde mental, motivação e estresse.
O curso que começa nesta semana é o de Inteligência Emocional, na modalidade educação a distância (EAD). Participarão 50 agentes lotados em dez unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). Na próxima segunda (10), outra turma terá início, desta vez, com 30 alunos, entre técnicos e gestores, para ampliar conhecimentos sobre o tema “Comunicação Assertiva”. Já no dia 17, será retomada a capacitação específica para agentes socioeducativos, que costumava ocorrer de forma introdutória à contratação e, temporariamente, passará a ser ministrada como uma formação continuada. A primeira turma terá 34 alunos.
As capacitações estão sendo articuladas pela Superintendência Geral de Gestão do Trabalho e Educação da Funase, por meio da Assessoria Técnica de Gestão de Pessoas. A mesma equipe também está responsável pela produção de vídeos temáticos voltados aos funcionários, um formato alternativo à realização de ciclos de palestras presenciais, que faziam parte do calendário das ações de valorização dos servidores da instituição antes da pandemia da Covid-19. O material, com conteúdos ministrados por psicólogos, pedagogos e assistentes sociais que trabalham com gestão de pessoas na Funase, terá periodicidade quinzenal e poderá ser acessado por toda a sociedade no site funase.pe.gov.br e nas páginas da instituição no Facebook, Twitter e Instagram (@funasepe).
A superintendente geral de Gestão do Trabalho e Educação da Funase, Nadja Oliveira, afirma que as ações previstas têm o objetivo de abordar temáticas importantes para a realidade de trabalho na instituição, considerando que se trata de um serviço essencial e que não foi paralisado durante a pandemia. “Agradecemos e reconhecemos a dedicação de cada pessoa que atua na Funase. Nesses últimos meses, trabalhamos muito para manter o funcionamento das atividades essenciais do órgão. Agora, estamos retomando nossas ações de capacitação de forma adaptada a essa realidade, como gesto, também, de valorização”, declara.
No mesmo sentido, a assessora técnica de Gestão de Pessoas da Funase, Alexandra Wanderley, explica que esse processo de adaptação envolveu o treinamento de servidores da instituição que atuam como instrutores e facilitadores internos. “No caso da formação continuada dos agentes socioeducativos, por exemplo, houve o cuidado de capacitar os instrutores dos módulos para permitir que todas as potencialidades da ferramenta online disponibilizada pelo Cefospe sejam utilizadas. Esse processo ocorreu no fim de julho. Agora, disponibilizamos uma programação bem robusta. Estamos confiantes de que será um tempo produtivo”, avalia.