Ceratocone: conheça a doença rara e de evolução lenta

0

Oftalmologistas Fernando e Catarina Ventura detalham sobre o problema

Neste mês de novembro ocorre o alerta mundial sobre o ceratocone, doença ocular multifatorial que, além da genética, o ambiente também pode causar o agravamento. O problema afeta a córnea, a camada fina e transparente que recobre a frente do globo ocular. Caracterizada pela deformação progressiva da curvatura da córnea, o ceratocone provoca afinamento e saliência em forma de cone, comprometendo a visão.

Os oftalmologistas do Instituto de Olhos Fernando Ventura dão detalhes sobre o problema. “O ceratocone é uma doença genética que pode ser desencadeada por fatores ambientais e comportamentais, como o hábito de coçar os olhos. Além disso, indivíduos com alterações oculares congênitas, como catarata e esclerótica azul, e pacientes com síndrome de Down têm maior predisposição para desenvolver a doença”, explicou o oftalmologista Fernando Ventura, do IOFV.

Sintomas do ceratocone

Os principais sintomas do ceratocone incluem:

– Perda progressiva da visão

– Sensibilidade à luz (fotofobia)

– Comprometimento da visão noturna

– Formação de múltiplas imagens de um mesmo objeto (poliopia)

– Dor ou incômodo nos olhos, como ardência e vermelhidão

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico do ceratocone é feito por meio de avaliação clínica e exames como biomicroscopia, topografia e paquimetria corneana. Embora não há cura definitiva, o tratamento pode controlar o problema. “Óculos ou lentes de contato rígidas podem ajudar a ajustar a superfície anterior da córnea e corrigir o astigmatismo irregular”, explicou Catarina Ventura.

Além disso, existem opções cirúrgicas, como:

– Crosslinking: quando a doença está em progressão

– Implante de anel intraestromal: tenta trazer a córnea para uma forma mais próxima da normalidade

– Transplante de córnea: necessário em casos avançados

É fundamental procurar um médico oftalmologista ao apresentar os primeiros sintomas para evitar o agravamento da doença. Com o tratamento adequado, é possível melhorar a qualidade de vida dos portadores de ceratocone.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here