Veículos atingidos por alagamentos, seja enquanto circulam pelas ruas, seja quando estão estacionados em garagens e sofrem danos devido à elevação do nível da água, podem ser indenizados pelo Seguro Automotivo, desde que a apólice contratada contemple uma cobertura específica
As fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife desde a madrugada desta quarta-feira (5) já causaram diversos transtornos para a população de cidades como Paulista e a capital pernambucana. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram ruas e avenidas completamente alagadas, queda de árvores e inúmeros veículos submersos, ilhados ou até mesmo arrastados pela força da água.
Segundo Leandro Vasco, diretor do Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne), as áreas de assistência 24h das empresas de seguros, como guincho e socorro mecânico, estão em alerta e monitorando as filas de atendimento devido às fortes chuvas. A prioridade no momento é resgatar os veículos e passageiros que ainda estão nas ruas, garantindo a segurança dos condutores. Já os atendimentos em locais seguros estão sendo realizados na sequência, conforme a demanda e a urgência de cada caso.
O diretor reforça ainda que, todos os veículos atingidos por alagamentos, seja enquanto circulam pelas ruas, seja quando estão estacionados em garagens e sofrem danos devido à elevação do nível da água, podem ser indenizados pelo Seguro Automotivo, desde que a apólice contratada contemple uma cobertura específica.
“O seguro compreensivo, também chamado de seguro total ou completo, oferece uma proteção mais ampla, abrangendo desde colisões, incêndios, furtos e roubos até danos causados por eventos naturais, como ventos fortes, alagamentos, enchentes, chuvas de granizo, deslizamentos de terra e raios”, explica Vasco. A boa notícia é que grande parte dos motoristas já adota a prática de contratar essa modalidade de seguro.
No mercado, há seguradoras que oferecem coberturas personalizadas. Por isso, na hora de escolher um seguro, é essencial que o proprietário avalie os riscos relacionados às chuvas, especialmente se trafega ou reside em áreas propensas a alagamentos.
O diretor do Sindsegnne ressalta ainda o papel dos corretores de seguros, que são profissionais qualificados para intermediar a contratação das apólices e orientar os clientes sobre a importância da cobertura compreensiva, que vai além da proteção contra roubo e furto.
Além da escolha adequada do seguro, os condutores também devem evitar situações de risco. “Caso o motorista insista em atravessar uma área alagada com seu veículo, a seguradora pode investigar e entender que ele assumiu conscientemente o risco, o que pode resultar na perda da cobertura e na responsabilidade integral pelos prejuízos”, alerta Vasco.