“Cinema, o retrato da vida”, por Oscar D’Ambrosio, hoje apresentando: Desacertos existenciais

0
Oscar D'Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Por Oscar D’Ambrosio

Quais são as fronteiras entre limite e fracasso? A ideia de ser um vitorioso ou um derrotado se faz onipresente em muitas das conversas contemporâneas, sem que se saiba exatamente o que isso significa, já que o conceito de ser bem ou mal- sucedido é muito relativo e depende dos valores que cada um tem do mundo.

O filme “Standing Up, Falling Down” trata desse tema de uma maneira exemplar, misturando drama e humor em doses certas. De um lado, temos Ben Schwartz interpretando um candidato a comediante stand up que, na faixa dos 30 anos, após fracassar em Los Angeles, volta para a casa dos pais em Long Island. Tenta então se reconectar com o pai, a irmã e com um amor que abandonou em busca de uma carreira que não decolou.

Perdido de si mesmo e do mundo, numa noitada em um bar, o protagonista encontra o personagem interpretado com uma admirável entrega por Billy Cristal, um médico dermatologista que ambicionava ser cirurgião e que sobrevive, com um humor ácido e muita bebida, a ter perdido duas esposas (uma depressiva suicida e outra vitimada por câncer).

O dialogo entre os dois se dá justamente pela dor. Mas talvez o primeiro tenha mais forças para recomeçar, inclusive quando começa a receber dicas de que ironizar a própria vida talvez seja o melhor caminho para desenvolver sua travada carreira de humorista. As conversas afiadas e os desencontros de ambos com a existência dão o tom de uma comédia que pode fazer chorar.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here