“Cinema, o retrato da vida”, por Oscar D’Ambrosio, hoje apresentando: Especulação financeira

0
Oscar D'Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br

Especulação financeira

Oscar D’Ambrosio

Discutir a quantas anda o capitalismo contemporâneo sempre é algo positivo. O filme “O Capital”, de Costa-Gavras, baseado no romance “Le Capital”, de Stéphane Osmont, é uma excelente oportunidade de entender melhor como caminham as grandes corporações. O eixo narrativo é a ascensão de um trabalhador à presidência de um banco europeu.

No entanto, no mundo globalizado, as relações e especulações financeiras e de poder não têm fronteiras. As negociações envolvem bancos japoneses e dos EUA em complexas empreitadas que envolvem jogos de influência e trâmites legais e juridicamente discutíveis sobre o que pode ser feito, como deve ser implementado e em quais prazos.

O apego ao dinheiro e ao cargo são muito bem mostrados. O jovem diretor não está satisfeito em ter dinheiro. Sempre deseja mais, num círculo vicioso que mantém o sistema em pleno funcionamento. Um dos fatores mais interessantes é a discussão de como a corrupção funciona, ocorrendo nos mais variados níveis, na família, no sexo e nos negócios.

Uma discussão importante é como as decisões são tomadas friamente para atingir o resultado desejado. O conceito geral é tomar atitudes que, embora possam, talvez, não ser lucrativas em um primeiro momento, garantem grandes resultados no futuro. Ascensão financeira, ética e moral, nesse contexto, como critica o filme, não costumam caminhar juntos.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here