Por Oscar D’Ambrosio
O que é um mistério? Sua principal definição talvez seja um desconhecido a se conhecer. Mas cada forma de conhecer traz uma percepção diferente, o que deixa o misterioso ainda desconhecido. Talvez esse tipo de pensamento seja o cerne da poética visual de Gustavo Massola em seu documentário “Imersões Noturnas”.
Pode-se ver as imagens como a narrativa de um projeto visual cujo principal objetivo é fotografar as pinturas rupestres da Serra da Capivara, no Sul do Piauí, à noite, à luz do fogo, como os primeiros brasileiros a viam de fato. Mas o que se assiste é muito mais do que isso. Há uma jornada para dentro de si mesmo com resultados inimagináveis.
A imersão proposta passa pelas viagens de carro e caminhadas pelo chamado Brasil profundo, onde se encontra uma sabedoria própria, que Massola busca captar em vídeo, fotografia e pintura. São todas expressões de uma procura permanente por saberes integrados à natureza, muito mais para serem sentidos do que explicados.
Quando Massola escolhe a noite, conduz a si mesmo, e nos leva junto, por veredas em que o céu estrelado emoldura a natureza intocada, onde as sensações de cada um podem se expandir. Mas se engana quem pensa que a noite é vazia ou silenciosa. Ela demanda outros olhares, ouvidos e sentidos para ser parcialmente percebida em sua grandiosidade.
Imergir na noite é um perder-se que promove encontros inesperados e incertos. Exige a humildade de saber que, em contato direto com a natureza, é ilusão se acreditar é possível estar no controle de alguma coisa. Justamente por isso o encontro com o desconhecido estimulado por Gustavo Massola exige a progressiva conscientização de que cada dia está repleto de surpresas e que conviver com elas torna a imersão noturna de cada um, seja em mistérios em pedra ou em memórias, uma experiência eterna.
Assista ao documentário em https://youtu.be/M5NbfxppfNI
Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.