“Cinema, o retrato da vida”, por Oscar D’Ambrosio, hoje apresentando: Inesperado transformando vidas

0
Oscar D'Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Inesperado transformando vidas

Por Oscar D’Ambrosio

Poucos escritores conseguiram unir os gêneros de terror, fantasia e ficção científica como Howard Phillips Lovecraft (1890 – 1937). Conhecido como H. P. Lovecraft, escreveu textos em que o ser humano geralmente lida com situações incompreensíveis em um mundo que lhe é adverso. É o caso do conto “Color Out of Space”, transformado em filme.

O diretor Richard Stanley toma a história de um meteorito que cai em uma fazenda no interior dos EUA e altera toda a vida local como mote para estudar a psicologia de cada um dos personagens, com destaque para o dono da casa, interpretado com intensidade por Nicolas Cage, e sua filha, vivida por Madeleine Arthur, que oscila entre a bela sensualidade da adolescência e o desespero infantil.

A cor e o cheiro que exalam do meteorito transforma as plantas, os animais e as pessoas. O mais interessante é verificar como essas mudanças vão ocorrendo, indo de confusões mentais sobre tempo e espaço a violentas alterações de humor. Assim, as pacatas alpacas se tornam monstros, os aparelhos eletrônicos enlouquecem e as pessoas se descontrolam.

O significativo é que o casal dono da fazenda escolheu morar ali para se livrar das pressões do mundo urbano. O que ocorre é que simbolicamente acabam se libertando de tudo, explodindo para uma outra dimensão ou sendo tragados pelas inexplicáveis forças que o meteorito trouxe. Verificar como isso acontece valoriza o filme.

A obra é uma maneira de entrar no universo de um escritor americano que amava o estilo e o modo de vida inglês e que até hoje gera debate entre os críticos por suas prováveis inclinações racistas. Acima de tudo, “Color Out of Space” traz uma oportunidade de pensar melhor como um fato inesperado pode transformar nossas vidas para sempre. E essa temática é incrivelmente atual.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here