“Cinema, o retrato da vida”, por Oscar D’Ambrosio, hoje apresentando: Jornada vivencial

0
Oscar D'Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Por Oscar D’Ambrosio

Numerosos filmes vêm sendo feitos para discutir reencontros entre amigos, seja numa casa de praia, num apartamento ou restaurante. Geralmente entre refeições, bebidas e drogas, antigos fantasmas vêm à tona e ocorre a redefinição de posições e relacionamentos, numa revisão do passado em busca de um futuro melhor.

“How We Got Away With It”, dirigido por Jon Lindstrom, que também interpreta um policial na trama, foge um pouco a esse modelo ao incluir, antes da reunião entre os amigos, o suicídio da irmã do anfitrião e, durante o encontro, um assassinato na praia à beira do lago em que fica a casa que constitui o principal cenário da narrativa.

Trata-se de um roteiro que revela uma grande surpresa no final e se apoia em intérpretes que, embora não tenham tempo de realizar um trabalho mais aprofundado de seus personagens, conseguem marcantes desempenhos que acentuam o drama vivenciado pelo grupo, com destaques femininos para a luminosa Brianne Moncrief e a sensual Mikal Evans.

É muito interessante verificar como os relacionamentos afetivos, sejam de amor ou de amizade, conduzem uma narrativa marcada por muitos silêncios e ações noturnas no traslado de dois corpos, cujos aparecimentos/desaparecimentos conduzem os caminhos dos personagens. Trata-se de um jornada cinematográfica e vivencial para guardar na memória.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here