“Cinema, o retrato da vida”, por Oscar D’Ambrosio, hoje apresentando: O que somos e fingimos ser

0
Oscar D'Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br

O que somos e fingimos ser

Oscar D’Ambrosio

Mesmo quando estamos aparentemente mentalmente sãos, temos muitas vezes dificuldade de nos reconhecer em um vídeo, em um áudio ou em um texto. Imagine quando se perde a memória… Tudo aquilo que éramos ou julgávamos ser simplesmente vai para um repositório desconhecido.

A situação se agrava quando quem está com amnésia é uma célebre cantora pop que não consegue recordar suas músicas e coreografias e muito menos se identifica com aquilo que tinha sido. Para reaprender o que ela uma vez fora, é contratada uma admiradora dela que trabalha e participa de um karaokê e cujas performances estão no YouTube.

Esse é o enredo do filme espanhol “Quem Cantará as Suas Canções?”, dirigido por Carlos Vermut e com grandes intérpretes: Najwa Nimri, como a artista em busca de si mesma; e Eva Llorach, como a contida anônima fã que se torna professora do seu ídolo e é mãe de uma manipuladora adolescente, visceralmente vivida por Natalia de Molina.

Em meio a essa complexa situação, está a empresária da cantora, interpretada por Carmen Elias, que consegue navegar com primor entre o carinho que sente pela protegida e a necessidade emocional e financeira de que ela volte a ter o sucesso que teve antes de uma pausa de dez anos, causada pela morte da mãe.

O quarteto defende um roteiro com interessantes reviravoltas. Cada uma das atrizes consegue mostrar que não se está falando de anjos ou vilões, mas de pessoas que têm desejos, questões econômicas a resolver e carências existenciais. O peso de cada uma dessas facetas se altera ao longo de uma narrativa que nos faz entender melhor o que somos e fingimos ser.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here