
O sentido da vida
Por Oscar D’Ambrosio
Qual é o sentido da vida? O que nos motiva a acordar toda manhã e desenvolver as nossas atividades? Onde encontrar força mesmo quando tudo parece dar errado? Essa é a pergunta que o estudante de cinema Daniel faz para diversas pessoas para um filme que realiza para o seu curso de cinema.
É essa também a indagação que percorre o filme brasileiro “Bia 2.0”, dirigido por Cristiano Calegari e Lucas Zampieri. A obra tem como eixo central os encontros e desencontros de dois jovens em busca de si mesmos. A protagonista Bia vai para a Europa para realizar seu sonho de estudar música; e Daniel vive imerso em sua jornada artística e existencial.
Existe um fator que junta os dois. Participam de uma trupe de palhaços amadores que fazem trabalho voluntário. É ali que o diálogo entre eles cresce. Trata-se de um mundo paralelo ao cotidiano, em que a necessidade de trabalhar em grupo predomina por um bem comum. Ali é possível ser, por horas, uma outra pessoa que auxilia o próprio reencontro enquanto indivíduo.
O personagem mais significativo, porém, talvez seja o pai de Daniel. Ex-modelo, portador de uma doença incurável, vai definhando aos poucos, mas não perde a motivação de viver. Sua resposta à pergunta do filho cineasta, só concedida escondida, sem ele saber inicialmente, é uma lição que todos podemos e precisamos aprender.
Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br