“Cinema, o retrato da vida”, por Oscar D’Ambrosio, hoje apresentando: Relações de poder

0
Oscar D'Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br

Relações de poder

Oscar D’Ambrosio

Entre os numerosos temas que que sempre despertam o interesse das pessoas que amam o cinema, a poder é um dos principais. E, dentro desse assunto, o filme “Gotti”, dirigido por Kevin Connolly, merece destaque por apresentar diversas questões envolvendo a Máfia, nos EUA do final do século XX.

A obra enfoca a biografia de John Gotti que, durante cerca de 30 anos, comandou as ações da organização em Nova York, desde o começo dos anos 1970 até o início dos 2000. Mesmo sendo preso nos anos 1990 e com câncer na garganta, mantinha a influência colocando-se contrário, por exemplo, ao acordo do filho com a polícia para “limpar” o nome da família.

Um dado importante para entender a ascensão e a queda desse líder é o fato de ele, ao contrário dos chefes de famílias da Máfia de sua época, ter um estilo extravagante e de amplo contato com a imprensa. Tornou-se, assim, admirado por parte da população. Isso também despertou ódio, sendo determinante nas traições que passou a sofrer de antigos aliados.

Gotti, como mostra o filme, enfrentou três julgamentos de grande visibilidade nos anos 1980, sendo absolvido, com posterior comprovação de má conduta dos jurados e intimidação das testemunhas. O resultado final foi, em 1992, a condenação à prisão perpétua, que não o impediu de manter certa influência no crime organizado até a morte, em 2002.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here