
Relações de trabalho no século XXI
Oscar D’Ambrosio
Como estão as relações de trabalho no século XXI? Para o diretor inglês Ken Loach, bastante mal. É o que ele mostra no filme “Sorry We Missed You ” (“Você não estava aqui”). O assunto central é o mecanismo que podemos chamar de uberização do trabalho, em que cada um parece ser dono de seu nariz, mas a máquina como um todo esmaga o motorista.
No filme, o mito do empreendedor é progressivamente dilacerado cena. No início, o coordenador de uma empresa de entrega de pacotes avisa ao novo integrante do serviço que a grande vantagem em não ter patrão está na liberdade de horários e na possibilidade de obter maiores ganhos de acordo com a própria capacidade de trabalho.
Mas o mundo real não é que se idealiza. O protagonista, pelas sucessivas horas de trabalho para cumprir os prazos de entrega, afasta-se da família. Começa a enfrentar conflitos com a esposa, que trabalha como cuidadora; do filho mais velho, adolescente grafiteiro revoltado com a escola, e com a menina mais nova, que não suporta as brigas familiares.
Para completar, é vítima de um assalto e leva uma surra, que faz com que tenha que ir ao hospital. Mesmo perante os apelos da família para que pare, ele deseja continuar no trabalho. Nesse processo, entre multas e punições da empresa pelas faltas e tarefas não cumpridas, suas dívidas não param de aumentar. Onde e como tudo isso pode parar?
Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br