Durante a capacitação, os participantes receberam orientações sobre como identificar produtos falsificados, reconhecer sinais de adulteração — como lacres violados, ausência de selo fiscal e rótulos irregulares — e sobre a importância de adquirir bebidas apenas de fornecedores confiáveis
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes promoveu, nesta quinta-feira (16), uma capacitação voltada para comerciantes das praias de Piedade e Candeias, com o objetivo de orientar sobre os riscos da comercialização de bebidas alcoólicas adulteradas. O encontro foi realizado no auditório do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), em Piedade.
A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, contou com a parceria do Procon Jaboatão, da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, e da Vigilância Sanitária. Durante a capacitação, os participantes receberam orientações sobre como identificar produtos falsificados, reconhecer sinais de adulteração — como lacres violados, ausência de selo fiscal e rótulos irregulares — e sobre a importância de adquirir bebidas apenas de fornecedores confiáveis.
A secretária municipal de Saúde, Zelma Pessôa, destacou a relevância da ação e o papel dos microempreendedores na prevenção. “É fundamental estarmos juntos neste momento de aprendizado e qualificação, para que possamos enfrentar, da melhor forma possível, os desafios relacionados à venda segura de bebidas alcoólicas. Essa iniciativa beneficia não só os comerciantes, mas também toda a população. As equipes da Vigilância Sanitária e do Procon Jaboatão estão empenhadas em manter esse diálogo próximo com vocês, que podem nos ajudar a construir soluções com responsabilidade e respeito. Esse é um compromisso que o prefeito Mano Medeiros reforça diariamente conosco e que repassamos a todos vocês”, afirmou Zelma.
Nos últimos meses, a Vigilância Sanitária e o Procon Jaboatão intensificaram as ações de fiscalização e conscientização, com foco na prevenção de intoxicações por metanol. Mais de 1.400 unidades de bebidas com indícios de adulteração já foram apreendidas em operações preventivas realizadas no município.
Além das fiscalizações, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza a plataforma digital Saúde Vigilante (https://saudevigilante.jaboatao.pe.gov.br/), onde a população pode denunciar produtos suspeitos e relatar casos de possível intoxicação.
“O nosso objetivo, enquanto órgão de fiscalização, é garantir a saúde de quem consome e a tranquilidade de quem vende. Esperamos que este momento seja de aprendizado e orientação para todos, para que possamos enfrentar juntos esse cenário de alerta que afeta nosso município, o estado e todo o país”, destacou a diretora do Procon Jaboatão, Tacyana Sales.