Comissão da Alepe propõe força-tarefa para acompanhar reforma do HR

0
Foto: Wesley D'Almeida

Encaminhamento foi feito em audiência pública referente às ações da Secretaria Estadual de Saúde no 2º quadrimestre

A Comissão de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) deve capitanear uma força-tarefa interinstitucional para acompanhar a reforma e outros projetos de melhoria previstos pelo Governo do Estado para o Hospital da Restauração (HR), no Recife. O encaminhamento foi realizado nesta quarta-feira (18), durante audiência pública em que o colegiado debateu o balanço das ações da Secretaria Estadual da Saúde (SES) realizadas no 2º quadrimestre deste ano.

A ideia é que o grupo possa reunir, além de deputados estaduais, representantes da Câmara Municipal do Recife, do Conselho Estadual de Saúde e de entidades como o Sindicato dos Médicos de Pernambuco. “Hoje a gente teve a notícia de que o Governo do Estado lançou o edital de licitação da primeira etapa da reforma do HR, o que nos deixa felizes depois de algum tempo cobrando providências nesse sentido. Entendemos que esta Casa, por meio dessa comissão que a gente está sugerindo, poder acompanhar e contribuir com esse processo”, afirmou o deputado Sileno Guedes (PSB), que presidiu a audiência pública.

Sileno também se manifestou preocupado com a superlotação no HR. Conforme dados enviados pela SES em resposta a um pedido de informações feito pelo parlamentar, a taxa de ocupação na unidade chegou a 111,14%, em junho, e a 118,46%, em julho, mantendo-se em alta nas semanas seguintes. “Esse cenário coincide com o fechamento do Hospital de Neurologia, que dava retaguarda ao HR. E temos a preocupação com o Hospital Jesus Nazareno, em Caruaru, que o governo também já anunciou que fechará após inaugurar o Hospital da Mulher do Agreste. Nos últimos anos, nove hospitais foram construídos, e a demanda de atendimento sempre existe. Nos aflige ver, na contramão disso, hospitais sendo fechados”, disse o deputado.

Presente à audiência, a secretária estadual da Saúde, Zilda Cavalcanti, reconheceu o problema no HR e informou que as equipes da pasta estão debruçadas em encontrar soluções para a superlotação. Também garantiu que a nova unidade de saúde a ser aberta em Caruaru terá uma oferta maior de serviços em relação ao hospital que está prestes a ser fechado.

A reunião também foi acompanhada pela deputada Socorro Pimentel (União Brasil), pelos deputados Luciano Duque (Solidariedade), Joãozinho Tenório (Patriota) e Fabrízio Ferraz (Solidariedade), pelo vereador do Recife Tadeu Calheiros (Podemos), pela presidente do Conselho Estadual de Saúde, Sônia Pinto, e por secretários executivos da SES.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here