Condomínios: Manutenção preventiva deve ser tarefa diária

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Serviços obrigatórios devem ser feitos diariamente para evitar problemas que vão dos simples aos graves, alerta Grupo Graiche

A cada dia, o condomínio se consolida mais como uma alternativa para muitas pessoas que buscam segurança e qualidade de vida. E para que o empreendimento possa cumprir plenamente esse papel, entre outras tarefas diárias que precisam ser desempenhadas está a rotina de manutenção preventiva de todo o complexo.

O condomínio oferece itens e serviços que são muito sensíveis a problemas nos equipamentos e trazem consequências imediatas e diretas aos moradores. Algumas delas, inclusive, podem ser de alta gravidade, como em casos ocorridos no ano passado, com intercorrências em elevadores. Em suas atividades diárias, o síndico deve estar atento à questão, subindo alguns andares pelos elevadores para verificar barulhos e seu funcionamento, além de outras verificações como sujeira, estado geral e lâmpadas queimadas.

“As regras de manutenção, cuidados com equipamentos e verificação constante de áreas comuns são rotinas obrigatórias para todos os condomínios, a fim de garantir os serviços básicos e essenciais aos moradores, além de propiciar melhor controle e conhecimento de cada sistema e menores custos de manutenção”, ressalta Fernando Tadeu, Gerente Operacional do Grupo Graiche, empresa que atua na área de administração de condomínios. “Uma rotina básica, de leitura e aplicação simples e objetiva, é capaz de melhorar a percepção sobre o funcionamento geral dos equipamentos do condomínio e a antecipação de soluções para problemas do dia a dia”, completa. Estimativas dão conta de que, depois de degradado, equipamento ou estrutura pode ter sua manutenção até 40% mais cara do que se tivesse sido feita uma preventiva.

O Grupo Graiche lista algumas ações que devem integrar a rotina diária obrigatória do síndico:

– Conversar com porteiro sobre a situação atual, informações, ocorrências, etc;

– Verificar o nível de água de cada caixa d’ água, quadro, boias e os ladrões das caixas;

– Se o condomínio tiver aquecimento central de água, verificar os aquecedores e a temperatura mínima e máxima do termostato;

– Descer pelas escadas de serviço, verificando se há portas corta-fogo travadas ou abertas, lixo, entulho, luzes queimadas, falta de luzes de emergência (roubadas) e anormalidades;

– Ir para a garagem (casa de máquinas) e verificar bombas de recalque, pluvial e esgoto, quadro de bombas, nível das caixas de água servida/ escoamento/esgoto e o nível e boia da caixa de água potável térrea;

– Na garagem (gerador): verificar quadro do gerador, se ele está no acionamento “automático” e o nível de óleo diesel do tanque;

– Checar válvulas redutoras de pressão e verificar todos os relógios de pressão;

– Fazer as anotações dos relógios de consumo de água, gás e elétrico, em formulário próprio, a fim de identificar consumos anormais, que geralmente são fruto de vazamentos ou fuga de energia. É possível fazer a verificação em 30 minutos e evitar uma grande dor de cabeça, pois quando uma boia de nível eletrônica da caixa d’água apresenta problemas e não há rotina de verificação ou dispositivos que apontem isso, o condomínio só perceberá o problema quando faltar água. Assim, demorará de um a dois dias para restabelecer o fornecimento ou então, perceberá quando vier uma fatura de cobrança de água com valor excessivo (fora do perfil de consumo), fruto de água sendo descartada (perdida) pelo ladrão durante vários dias.

 

GRUPO GRAICHE

Em 2019, o Grupo Graiche completou 45 anos atuando nos segmentos de administração condominial, administração de bens imóveis e na intermediação de locação e venda de imóveis. Hoje, a empresa administra mais de 700 condomínios e 4.800 funcionários.

Com métodos sempre inovadores, eficientes e transparentes na aplicação de recursos, é uma das mais bem-conceituadas empresas do ramo no Brasil, premiada Master Imobiliário. Em constante expansão, seu núcleo de funcionários reúne advogados, economistas, administradores de empresas, contadores, arquitetos e psicólogos. Muitos de seus clientes fazem parte da carteira do grupo há mais de trinta anos.

 

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