Cortejo nas ruas de Jaboatão Centro, marca abertura do Projeto Aldeia Yapoatan

0
Foto: Chico Bezerra/ PMJG

O Aldeia Yapoatan é uma parceria entre a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e o Sesc, e segue até o dia 25 com ampla programação

As ruas de Jaboatão Centro se transformaram numa verdadeira festa de carnaval, nesta sexta-feira (16), na abertura da 6ª edição do Projeto Aldeia Yapoatan. Oito grupos populares, todos do Jaboatão dos Guararapes, garantiram a animação com muito frevo, maracatu, caboclinho e demais ritmos tradicionais de Pernambuco. O cortejo saiu de frente da Igreja de Santo Amaro e seguiu até a Praça Nossa Senhora do Rosário, onde foi montado o palco diante da Casa da Cultura.

Foto: Chico Bezerra/ PMJG

O Aldeia Yapoatan é uma parceria entre a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e o Sesc e segue até o dia 25 com ampla programação, que reunirá atrações locais e nomes conhecidos nacionalmente, como Silvério Pessoa.

Mas, artistas anônimos, a exemplo de Sebastiana Lopes, de 86 anos, abrilhantam ainda mais o festival cultural. Moradora de Jaboatão Centro, ela integra o Boi Sorriso e o Grupo Vida Longa há 26 anos e resume bem o que é participar do Aldeia Yapoatan: “Isso aqui é viver. Significa muita coisa para a cultura popular, mas para todos nós é liberdade”.

Foto: Chico Bezerra/ PMJG

A abertura da 6ª Edição do Aldeia Yapoatan foi prestigiada pelo prefeito Mano Medeiros e pelo diretor geral do Sesc-PE, Oswaldo Ramos. “Valorizar a cultura popular e criar condições para quem faz arte são compromissos da nossa gestão. A abertura desse projeto mostrou isso e, até o dia 25, os jaboatonenses terão a oportunidade de vivenciar a riqueza cultural que existe no nosso município. Artistas de todas as idades estão participando e provando o quanto é importante manter viva as nossas tradições. Importante também destacar as homenagens ao Mestre Saúba, que hoje é patrimônio vivo de Pernambuco, e a Miró da Muribeca, que deixou um belo legado reconhecido internacionalmente”, disse Mano Medeiros.

Foto: Chico Bezerra/ PMJG

Neste sábado, a programação começa às 16h com o Sarau Poético em homenagem a Miró da Muribeca, interpretado pelo Coletivo Somar, no palco montado em frente à Casa da Cultura do Jaboatão. Às 17h, terá apresentação do Maracatu Aurora Africana e, às 18h, a atração será o Coco Serrote.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here