CREF12/PE interdita academias no Sertão pernambucano

0

Ao todo a equipe de Orientação e Fiscalização do CREF12/PE realizou 20 diligências na região até o momento. Uma diligência foi em cumprimento a uma solicitação do Ministério Público do Trabalho. 18 academias foram fiscalizadas, dentre elas 11 funcionam de forma clandestina e 4 até o momento foram interditadas.

As equipes de Orientação do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE), em parceria com a Polícia Militar realizaram interdições em academias nas cidades de Afrânio, Dormentes, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande, Orocó e Petrolina, no Sertão de Pernambuco. De acordo com o CREF12/PE as ações de interdição nos espaços ocorrem pela constante reincidência dos locais que persistem em funcionar de forma irregular. Antes da interdição, os fiscais do CREF12/PE realizaram abordagens de orientação nos espaços informando sobre a necessidade de regulamentação junto ao Conselho.

Funcionar sem registro atualizado no CREF12/PE, além da falta de um responsável técnico nos ambientes, que é o Profissional de Educação Física formado e regulamentado pelo CREF12/PE, que responde pelas atividades realizadas nos espaços, são alguns dos principais motivos que fazem os espaços destinados ao atendimento em Educação Física serem interditados com frequência.

“Vários prazos foram dados e mesmo assim,  os espaços continuaram funcionando de forma clandestina, trazendo riscos iminentes a sociedade,  considerando que não há responsabilidade ética sobre a saúde dos usuários, além  de estar em descumprimento das legislações Sanitárias  e do CREF12/PE. Assim,  precisamos garantir que os espaços que oferecem saúde à sociedade, estejam cumprindo as legislações que os regem”, detalha a 1ª Vice-presidente Nilluzia Arruda (CREF 004223-G/PE), que acompanha as interdições no Sertão.

Ao todo a equipe de Orientação e Fiscalização do CREF12/PE realizou 20 diligências na região até o momento. Uma diligência foi em cumprimento a uma solicitação do Ministério Público do Trabalho. 18 academias foram fiscalizadas, dentre elas 11 funcionam de forma clandestina e 4 até o momento foram interditadas. Além dos espaços de prática, os fiscais participaram de 2 reuniões em Secretarias Municipais de Educação. O trabalho da equipe de fiscalização segue até o próximo sábado.

O CREF12/PE alerta à toda sociedade para cobrar das academias que exponham em local visível o Certificado de Regularidade com o CREF12/PE. Também é importante cobrar do Profissional de Educação Física que atende nos espaços a sua Cédula de Identidade Profissional (CIP). Qualquer cidadão pode fazer uma denúncia anônima do exercício ilegal da profissão ou de espaços de prática da Educação Física clandestinos. Denuncie pelo telefone (81) 9 8877 6678, pelo e-mail fiscalizacao@cref12.org.br ou pelo nosso site www.cref12.org.br/denuncia. Garantimos sigilo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here