Defesa Pessoal – Krav Magá: Conheça com o Professor Dionésio Mariosi, os principais golpes

0
Professor Dionésio Mariosi, referência e membro da Federação Sul Americana de Krav Magá.

Saiba quais são os pontos sensíveis do corpo, e as principais técnicas de ataque nessa luta do momento

Defender-se é uma necessidade para todo ser humano. Ao ensinar golpes de krav magá é esperado que o aluno nunca vivencie uma situação de violência, porém, caso ele seja atacado, dominar técnicas de autodefesa pode ajudá-lo a proteger a própria vida.Diferente da arte marcial e outras lutas, o krav magá treina o aluno para se defender em situações de violência cotidiana, simulando a vida real. O sistema de autodefesa reúne técnicas do boxe, judô, luta livre, karatê e luta realista.

A filosofia da prática é predominante em manobras defensivas, rápidas e simultâneas, com foco no combate corpo a corpo. O sistema de combate do krav maga treina o aluno em diversas situações, até mesmo contra oponentes armados, seja com objetos improvisados ou arma de fogo.

Confira quais são os golpes de krav magá mais aplicados durante os treinos e que podem ser reproduzidos em situações reais.

Contamos com as orientações do professor e filiado da Federação Sul Americana de Krav Magá, Dionésio Mariosi.

Técnicas

Os golpes de krav magá consistem em responder em um cenário que requer agilidade, de maneira instintiva e eficiente. As técnicas reúnem golpes de modalidades já existentes nas lutas de karatê, boxe, judô e outras artes marciais.

Vale lembrar que embora o krav maga utilize muitas técnicas presentes nas artes marciais, não pertence à mesma modalidade.

As principais técnicas de ataque são:

  • Golpes no chão – aplicado no boxe ou karatê;
  • Quedas – judô e aikido
  • Ataques – judô.

O krav magá adaptou muitos golpes utilizados nas artes marciais para a realidade de uma situação violenta no cotidiano, ou seja, sem regras e com foco na autodefesa.

Durante um torneio ou competição de arte marcial que incluem agarramentos e estrangulamentos, é proibido dar chutes para sair dessa situação. Já durante o treinamento de krav magá, é ensinado de maneira prática como o aluno pode sair dessa situação com a ajuda de golpes específicos.

Exemplo:

  • São permitidos golpes no pé, virilha, cabeçada;
  • Defesas contra uma pessoa que estiver atacando com uso de facas e objetos próximos perfurantes;
  • Defesa contra o atacante usando um bastão;
  • Desarmamento.

Golpes aplicados no krav magá contra ataques ou para se livrar de um cenário de agressão física:

Chute na virilha

O chute na virilha é geralmente o golpe mais aplicado quando a pessoa estiver numa situação considerada de risco e de frente ao seu potencial agressor.

O professor de krav magá alerta que embora existam muitas demonstrações do golpe na internet, uma pessoa só está apta para aplicá-lo no contexto real com apoio das aulas e orientação profissional.

“Técnicas como um chute parece simples, mas dentro de uma situação real envolvendo nervosismo e impulso, para maior assertividade e segurança o aluno deve treinar. Existe o posicionamento correto do corpo, joelhos e observações necessárias antes de atingir o oponente”, destaca.

Se defender de um agarramento

Em situações em que a pessoa pode ser agarrada por trás, existe uma técnica de krav magá para soltura. O professor instrui que nesse contexto a pessoa que estiver sendo agarrada deve flexionar o tronco para baixo e lançar cotoveladas.

Independente do porte físico, se o indivíduo pratica musculação e outras atividades físicas, existem regiões no corpo que são naturalmente mais vulneráveis, é exatamente nesses pontos que os golpes de krav magá são direcionados.

Pontos fracos no corpo que são atacados no krav maga:

  • Têmporas – sensação de confusão mental;
  • Queixo – provoca confusão mental;
  • Órgãos genitais – dor intensa por possuir muitas terminações nervosas;
  • Regiões relacionadas ao sistema respiratório – pulmão, tórax, peito;
  • Olhos e nariz– dor intensa e atordoamento;
  • Cabeça – onde possui os pontos mais sensíveis do corpo humano.
Como golpear e a importância do treinamentoÉ possível encontrar na internet vídeos e conteúdos demonstrando como certos golpes de krav magá podem ser executados. O professor alerta que visualizar esses vídeos não garante a segurança para a execução na prática, sendo o ideal realizar as aulas, receber o treinamento e preparo adequado.

“Os conteúdos são disseminados para que as pessoas vejam na prática como são as aulas de krav magá, o que elas irão aprender. Já a execução correta vai exigir treino e supervisão de um profissional”, pontua.

Além dos golpes de krav magá, durante as aulas o aluno desenvolve a segurança necessária para o momento da reação. É treinado para ter autocontrole, observar questões importantes relacionadas ao próprio oponente e cenário, agir com assertividade e rapidez no momento certo, dentre outros.

“Reações despreparadas em uma situação de violência, no lugar de livrar uma pessoa, pode colocá-la em um risco ainda maior. O krav magá é uma modalidade de defesa pessoal, assim como no esporte e nas artes marciais, requer treino e disciplina para a execução correta”, completa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here