Nordeste Marketing se destaca pelo número crescente de contratação de prestadores para execução de trabalho nos Pontos de Vendas (PDV), em especial, mulheres
O trade marketing fortemente utilizados pelas grandes indústrias e varejistas, é uma técnica que visa analisar o comportamento dos consumidores e potencializar estratégias de vendas. A ação tem se destacado como uma importante forma de geração de renda pontual ou até permanente e tem entre suas atividades mais comuns, a de degustação e apresentação de novos produtos.
Do ponto de vista humano, atualmente é totalmente considerável o tamanho do crescimento e busca de mão de obra, diante o aumento na procura por promotores para os Pontos de Vendas (PDV). Na Nordeste Marketing, empresa referência na prestação desse serviço na região Norte e Nordeste, entre os anos de 2006 e 2022, a empresa cresceu em mais de 100% o número de clientes que buscam executar o trade marketing com suas marcas.
Outro detalhe importante, é sobre a oportunidade de geração de renda para o público feminino. Segundo a especialista em propaganda, marketing e branding, Ágatha Lima, sócia da Nordeste Marketing, a contratação do trabalho de promotores gira em torno dos 95% com mulheres e dessas, 90% são mães. “São números que nos alegram muito. Garantir autonomia e o empoderamento delas é algo positivo para toda uma cadeia ainda em busca da igualdade trabalhista”, comemora.
De acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas, 51,56% das mulheres estavam empregadas em 2021. Quando se trata do público masculino, esse índice é de 71,64%, uma diferença de 20%. Visto isso, já é algo considerável esse potencial de absolvição do trabalho feminino no país.
Na visão da especialista em planejamento, gestão organizacional e branding, Manuela Gentil, também sócia da Nordeste Marketing, o retorno de dados proporcionado pelo trade marketing enriquece muito os grupos varejistas e industriais. “Essa percepção tem feito eles buscarem mais ações na ponta, diante o custo-benefício ser baixo em relação ao retorno de vendas e dados. A gente sabe disso na prática, diante do nosso crescimento na promoção de ações nos últimos anos”, destaca.
O Trade Marketing apresenta vários benefícios para o mercado das indústrias e varejos. São eles: Vantagens competitivas diante o concorrente, estreitar o relacionamento com o consumidor, oportunidade do cliente provar o produto antes da compra, aumento da previsibilidade sobre o cliente final, ampliação do ticket médio, e muito mais.
Para que uma ação de trade marketing seja efetiva e eficaz e traga o retorno esperado, é essencial um bom planejamento e uma continuidade e constância das ações nos pontos de venda.