Endoscopia da coluna: neurocirurgião Erlan Pércio, explica os benefícios

0

Técnica cirúrgica minimamente invasiva para o tratamento de hérnias de disco e estenoses do canal, vem modificando o tratamento cirúrgico da coluna

Quem tem hérnias de disco ou estenoses do canal, estreitamento do canal, dependendo do grau, necessita de um procedimento cirúrgico para melhorar a qualidade de vida e as dores na coluna. Quanto menos invasiva, maior as chances de levar uma vida saudável e uma rotina sem dores. Essas doenças podem irritar nervos próximos e resultar em dor, dormência ou fraqueza em um braço ou perna.

De acordo com o neurocirurgião do Real Coluna e Nervos, Dr. Erlan Pércio, a cirurgia por Vídeo ou Endoscopia da Coluna é uma moderna técnica cirúrgica minimamente invasiva para o tratamento de hérnias de disco e estenoses do canal, que vem modificando o tratamento cirúrgico da coluna, pois mostra ser um método menos traumático, com o mínimo de morbidade e resultados clínicos semelhantes quando comparado com as técnicas convencionais.

“Através de uma pequena incisão, menor que 1 cm, é introduzida uma câmera com iluminação e instrumentos de alta precisão para o alvo do problema, sendo possível a visualização direta por vídeo enxergando internamente o problema e as estruturas nervosas. O cirurgião, então, através de instrumentos especiais e de alta precisão, consegue, sob visualização direta, remover partes do disco lesado e fragmentos herniados, descomprimindo e aliviando a pressão no nervo e dentro do disco”, explica.

Após a remoção, todo o instrumental é retirado cautelosamente e a musculatura retorna ao seu local. Muitos pacientes sentem alívio imediato dos sintomas logo após o procedimento. A endoscopia, oferece aos pacientes algumas vantagens como incisão reduzida na pele – normalmente de 8mm a 1 cm; menor trauma/lesão da musculatura da coluna com menor sangramento; baixos índices de lesões nas diversas estruturas neurológicas e vasos sanguíneos, diminuindo a parda sanguínea; e baixo índice de infecção.

Ainda de acordo com Dr. Erlan, a endoscopia da coluna também pode ser realizada sob anestesia local/sedação dependendo do caso, que em conjunto permite uma recuperação e reabilitação mais precoce do paciente. “A fase de cicatrização leva em média de 7 a 10 dias quando deverá retornar com seu médico para retirada dos pontos. Nesse período deve evitar sobrecarga na coluna e movimentos de flexão/rotação da coluna, de duas a quatro semanas. Após a cicatrização da ferida cirúrgica, iniciará fisioterapia motora e trabalho de reabilitação motora e postural”, conclui.

Após a recuperação pós-anestésica, o paciente conseguirá sentar e levantar com cuidado para dar seus primeiros passos após o procedimento cirúrgico. Ele estará com um pequeno curativo no local da incisão e caso já se sinta seguro, terá alta para casa com as medicações conforme prescrição médica.

SERVIÇO:

Real Coluna & Nervos

Real Hospital Português

Endereço: Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4760 – Paissandu, Recife – PE, 52010-075

Rio Mar Trade Center

Endereço: Av. República do Líbano, 256 – Pina, Recife – PE, 51110-160

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here